Direcionamentos educativo-pedagógicos para a produção de audiodocumentários em contextos comunitários

Palavras-chave: Comunicação sonora radiofônica, Audiodocumentário, Podcasting, Estratégia educativa e pedagógica

Resumo

O artigo apresenta direcionamentos e reflexões sobre o uso do audiodocumentário como estratégia educativa e pedagógica em contextos comunitários. Busca compreender como, enquanto objeto de comunicação sonora radiofônica, fundamentado nos princípios de um rádio independente e de caráter social, o formato pode ampliar espaços de expressão, informação e acesso à comunicação popular. Com base em experiências como a produção do audiodocumentário “Porque Até No Lixão Nasce Flor”, evidencia-se que o processo colaborativo de criação – estruturado em quatro dimensões (pedagógica, científica, jornalística e artística) – se consolida como estratégia para a construção e disseminação de conteúdos educativos, informativos, artístico-expressivos e independentes, bem como para criar conexões, inspirar histórias e preservar memórias importantes para a cultura e a identidade de indivíduos e suas coletividades.

Biografia do Autor

João Djane Assunção da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Docente no curso de Jornalismo do Centro Universitário Alves Faria. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

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Publicado
2025-11-21
Como Citar
Assunção da Silva, J. D. (2025). Direcionamentos educativo-pedagógicos para a produção de audiodocumentários em contextos comunitários. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 16(2), 108-136. https://doi.org/10.63234/radiofonias.v16i2.8073
Seção
Dossiê Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contempor