Pedagogia da comunicação e formação de educomunicadores: mobilização dos fundamentos de Mario Kaplún no projeto “Educomcast: produção radiofônica universitária e educação popular”

Palavras-chave: Educomunicação, Educação popular, Rede de podcast;, Curricularização da extensão, Produção radiofônica

Resumo

Este artigo explora a produção de rádio comunitária inspirada na perspectiva do educomunicador argentino Mario Kaplún. Tal abordagem compreende o rádio como instrumento de serviço social, cidadania e transformação, valorizando a dignidade, a autonomia e os saberes coletivos. O objetivo é apresentar uma proposta de extensão universitária voltada a estudantes do ensino superior de cursos de comunicação social, à luz dos preceitos da “pedagogia da comunicação” de Kaplún (1998), visando à criação de “alternativas midiáticas” que promovam reflexão crítica, conscientização e participação ativa do público. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica dos fundamentos da pedagogia da comunicação, rádio e dialogicidade universitária em extensão. O trabalho propõe o projeto extensionista “EducomCast: produção radiofônica universitária e educação popular”, visando incluir a comunidade desde o início do processo comunicacional. A proposta é detalhada em slides e explicação didática para docentes.

Biografia do Autor

Tacia Rocha, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (FAAC/Unesp)

Doutora e Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutoranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui MBA em Gestão de Marketing, Vendas e Mídias Sociais pela Faculdade Cidade Verde, atual Centro Universitário Cidade Verde (UNICV). Bacharela em Publicidade e Propaganda e graduanda em Jornalismo, ambos pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Licenciada em Letras, com habilitação em português e inglês, pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, atual UNESPAR. Coordenou projetos de iniciação científica e de extensão, bem como foi docente nos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA). Foi professora nos cursos de Publicidade e Propaganda e de Comunicação e Multimeios, bem como Designer Educacional e Professora da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio na Universidade de Maringá (UNICESUMAR). Atualmente, leciona em cursos de Pós-graduação e de Graduação no UNICV, nas áreas de comunicação e design. ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0003-1147-0158 | Academia.edu: https://unesp.academia.edu/taciarocha/ | E-mail: tacia.rocha.f@gmail.com

Rodrigo Cabrini Dall'Ago, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (Ple/Uem). Graduando em Jornalismo e bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá – UNIFAMMA. Participa dos grupos de pesquisa GEPOMI – Grupo de Estudos Político-Midiáticos e Mídias, Tecnologias e Educação: Reflexões Textuais e Discursivas. E-mail: rcdallago@gmail.com. ORCID:
https://orcid.org/0000-0003-2027-5813 

Blake Oliver Furquim de Camargo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Licenciado em Português/Inglês (2020), bacharel em Tradução (2021) e atualmente Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). também é graduando em Game Design pela Anhembi Morumbi (UAM) e tem formação nas áreas de Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) e Teatro pelo Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro (UniÍtalo), além de especializações em Psicologia Educacional, Tutoria e Gestão EAD e Educação Especial - Deficiência Intelectual pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Pesquisa os seguintes temas: gênero e sexualidade, ensino e aprendizagem de línguas, estudos da tradução e jogos digitais. Docente de disciplinas relacionadas à língua portuguesa, à língua inglesa e à tradução no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV).  E-mail: blake.camargo@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1015-3567

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Publicado
2025-11-21
Como Citar
Rocha, T., Dall’Ago, R. C., & de Camargo, B. O. F. (2025). Pedagogia da comunicação e formação de educomunicadores: mobilização dos fundamentos de Mario Kaplún no projeto “Educomcast: produção radiofônica universitária e educação popular”. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 16(2), 59-83. https://doi.org/10.63234/radiofonias.v16i2.8095
Seção
Dossiê Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contempor