Teóricas: Um Podcast para entender e ensinar as raízes da Comunicação
Resumo
Este artigo apresenta o podcast Teóricas como uma ferramenta educomunicativa eficaz no ensino, aprendizagem e divulgação científica das Teorias da Comunicação. A proposta parte da necessidade de aproximar os estudantes das reflexões teóricas e epistemológicas do campo, frequentemente percebidas como abstratas ou desconectadas da prática. O podcast surge como resposta a esse desafio, adotando estratégias metodológicas como Mobile Learning e Storytelling para propor uma abordagem mais acessível, dinâmica e interativa. A iniciativa é fundamentada nas discussões sobre a formação do campo da Comunicação, com base em autores como Luiz Claudio Martino (2006, 2007), Ângela C. S. Marques e Luís Mauro Sá Martino (2015), e dialoga com questões como a ausência de consenso sobre o conteúdo das disciplinas de Teorias da Comunicação, como apontado por Gobbi et al. (2017). Inspirado no conceito de “rádio expandido” (Kischinhevsky, 2016) e nas potencialidades do podcast como gênero educacional (Medeiros, 2006; Barbosa Filho, 2003), Teóricas foi desenvolvido como um projeto-piloto com dois episódios, abordando desde os fundamentos das teorias até sua relevância nos cursos da área. O trabalho defende que as Teorias da Comunicação devem ser pensadas como um processo em constante construção e reflexão, sendo a sala de aula – e, por extensão, os espaços digitais – ambientes privilegiados para esse debate (Russi-Duarte, 2010).
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