https://periodicos.ufop.br/radiofonias/issue/feed Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora 2024-01-18T12:59:23-03:00 Debora Cristina Lopez revista.radiofonias@gmail.com Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">ISSN: 2675-8067<br>O objetivo da publicação é ser um espaço para análise e reflexão sobre o rádio, a mídia sonora, o radiojornalismo e os processos de convergência que dialoguem direta ou indiretamente com as diversas modalidades de comunicação sonora. Prioriza publicações decorrentes de pesquisas em nível de pós-graduação e inéditas.<br>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e do Núcleo de Rádio e TV (NRTV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).<br>Periodicidade quadrimestral.</p> https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7125 Estudos radiofônicos na Compós: Entre mobilizações e desafios 2024-01-18T12:59:21-03:00 Eduardo Vicente Eduvicente@usp.br Sônia Caldas Pessoa soniapessoa@ufmg.br 2024-01-18T12:50:37-03:00 Copyright (c) 2023 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7001 Rádio e epistemologia: distanciamento e aproximações nos GT`s da Compós de 2000 a 2022 2024-01-18T12:59:21-03:00 Paulo Fernando de Carvalho Lopes lopespaulofernando@gmail.com Norma Meireles norma.meireles@gmail.com Sheila Borges sheila.boliveira@ufpe.br Patricia Monteiro patricia.monteiro@academico.ufpb.br <p>Este artigo faz um movimento de aproximação do rádio com a epistemologia envolvendo inquietações para compreender como a produção de conhecimento em rádio contribui para o debate epistemológico tendo por base os GT'S da Compós. Considerando a dificuldade de identificar os textos aprovados sobre rádio, nos últimos 23 congressos, buscou-se, metodologicamente, termos que funcionassem como operadores semânticos para lastrear a investigação. Após um pré-teste com busca de palavras no sistema de três Anais em distintos anos, percebeu-se um maior número de respostas nos operadores: rádio, radiojornalismo, áudio e sonoro (a). Como conclusão, identificou-se uma presença significativa de artigos sobre o rádio e a ausência, até agora, de uma discussão mais epistemológica do universo radiofônico. Ao identificar dispersão, fez-se a aproximação, para promover um debate que aponte a importância de questões epistemológicas nos estudos de rádio.</p> 2024-01-18T12:26:39-03:00 Copyright (c) 2023 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7006 O jeito Jovem Pan de (não) fazer jornalismo: os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 2024-01-18T12:59:22-03:00 Luiz Artur Ferraretto luiz.ferraretto@uol.com.br Izani Pibernat Mustafá izani.mustafa@ufma.br Luãn José Vaz Chagas luanchagas@ufmt.br Andrei dos Santos Rossetto andrei.rossetto@ufrgs.br Mariane Souza de Quadros mariane.quadros@ufrgs.br <p>Analisa a deturpação dos parâmetros técnicos de jornalismo por parte da Jovem Pan News, de São Paulo. Pelo viés da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), enfoca o que é apresentado, sob a denominação <em>JP Urgente</em>, como cobertura dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Contrasta o veiculado com os padrões definidos pelo antigo manual de estilo da Jovem Pan (PORCHAT, 1986, 1989, 1993), comparando o posicionamento adotado por este veículo com aquele seguido por estações internacionais voltadas à propaganda no contexto da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria (HALE, 1979). Demonstra que, no material estudado, ao adotar uma estratégia própria do entretenimento – a definição pelo gosto da audiência (FERRARETTO, jan.-abr. 2022) –, a Jovem Pan News afasta-se do jornalismo, convertendo o que apresenta como cobertura de fatos em instrumento de desordem comunicacional e de propaganda ultradireitista.</p> 2024-01-18T12:24:25-03:00 Copyright (c) 2023 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/6984 Novas formas jornalísticas de informar 2024-01-18T12:59:22-03:00 Giovana Borges Mesquita giovana.mesquita@ufpe.br Fabiana Moraes fabiana.msilva2@ufpe.br <p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-style: normal;">A dramatização no rádio nos seus primórdios vinculou-se a interesses publicitários e era direcionada, sobretudo, ao público feminino, potencial comprador dos produtos patrocinados. A maioria dessas radiodramatizações girava em torno de conflitos amorosos. Contemporaneamente, essas radionovelas passam por mudanças: trazem novas temáticas e voltam-se para diferentes audiências, como por exemplo, movimentos sociais. São veiculadas no rádio, mas também expandem-se para as redes sociais. A proposta deste texto é refletir sobre formas, também jornalísticas, de informar, tomando como objeto radionovelas realizadas em um curso de Comunicação de uma universidade federal nordestina. Como metodologia, foi feita uma revisão bibliográfica e crítica, além da descrição do estudo de caso. Um dos pontos que o trabalho evidencia é a possibilidade dessas produções incorporarem princípios do jornalismo, como apuração, checagem de fontes, interesse e relevância, todos mesclados a elementos ficcionais.</span></span></span></p> 2024-01-18T12:28:03-03:00 Copyright (c) 2023 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7010 Voz e gênero no radiojornalismo brasileiro 2024-01-18T12:59:22-03:00 Raphaela Xavier de Oliveira Ferro raphaelaferro@gmail.com Juliana Gomes jugomes250380@gmail.com Valci Regina Mousquer Zuculoto valzuculoto@hotmail.com <p>Elemento central no jornalismo sonoro, a voz se estabeleceu historicamente no rádio baseada em um padrão que privilegia a atuação profissional de homens. A partir dessa percepção, busca-se compreender até que ponto ela pode ser percebida como marcador de gênero no âmbito da radiofonia nacional e, principalmente, no radiojornalismo constituído no Brasil desde os seus primórdios. Para tanto, a investigação utilizou-se de pesquisa bibliográfica, revisitando a literatura específica vinculada ao campo da comunicação e a outras áreas que abordam o tema. Observou-se a confirmação da existência de um padrão masculino para as vozes presentes no universo radiofônico. Algo que em alguns momentos se dá de forma verbalmente expressa, mas que também está na prática da história do rádio brasileiro e nas entrelinhas do que se dita sobre o “dever ser” da locução e da voz nos programas jornalísticos.</p> 2024-01-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7007 Considerações sobre a narrativa em primeira pessoa no podcast Praia dos Ossos 2024-01-18T12:59:22-03:00 Marcelo Kischinhevsky marcelok@forum.ufrj.br Kátia Fraga katiafraga@ufv.br Leonardo Couto leonardocouto7946@gmail.com <p>O artigo discute o impacto das narrativas em primeira pessoa sobre a reconfiguração do jornalismo sonoro, a partir do podcast Praia dos Ossos, lançado em 2020 pela Rádio Novelo. Parte-se da perspectiva da Análise Crítica da Narrativa (MOTTA, 2013) e do conceito de “eupistemologia” (VAN ZOONEN, 2012) para se debater a guinada subjetivista que coloca os bastidores da apuração jornalística e a opinião pessoal de apresentadores em primeiro plano, gerando engajamento da audiência a partir de táticas de contação de histórias, como a construção da intriga e o uso de ganchos, típicos da ficção seriada. Conclui-se que o uso da primeira pessoa liberta jornalistas do mito da objetividade, mas traz consigo enorme responsabilidade ética e impõe uma rediscussão de práticas de apuração, checagem e transparência.</p> 2024-01-18T12:09:22-03:00 Copyright (c) 2023 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/6810 “Morreu ao ouvir o tento da derrota”: o “ludens narrativo” da linguagem radiofônica 2024-01-18T12:59:22-03:00 Filipe Mostaro filipemostaro@hotmail.com <p>Desde o processo de popularização do rádio, a narração esportiva se tornou um dos pilares deste veículo. A união das sonoridades presente nos estádios com os recursos sonoros dos locutores e de elementos técnicos proporcionados pela radiofonia criam uma atmosfera de sentidos que integra o ouvinte à narrativa. Neste artigo, apresento uma proposta de análise das narrativas elaboradas a partir das sonoridades esportivas que venho definindo como “<em>ludens</em> narrativo”. A partir da narração da Rádio Nacional da final da Copa de 1950 e seus metadiscursos em três jornais nacionais (<em>O Globo, Folha da Manhã e A Noite</em>), vou indicar como a narrativa (RICOUER, 2010), o jogo (HUIZINGA, 1972) e o imaginário (DURAND, 1997), que compõem esse “<em>ludens</em> narrativo”, constroem um ambiente que convida o ouvinte “jogar o jogo”, afetando diretamente seus sentimentos e provocando reações extremas.</p> 2024-01-18T12:33:48-03:00 Copyright (c) 2023 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7008 Rádio em busca da audiência jovem: o papel das mídias sociais na construção de vínculos com ouvintes 2024-01-18T12:59:22-03:00 Helen Pinto de Britto Fontes brittofontes@gmail.com <p><em>A disputa pela atenção dos jovens no cenário midiático de múltiplas plataformas instiga a uma maior compreensão sobre o atual rádio. Para este artigo, verifica-se a produção do ambiente comunicacional apoiado nas redes sociais, para além da emissão sonora. Como foco estão as duas emissoras que se autoproclamam como endereçadas aos jovens no Rio de Janeiro: Radio Mix Rio FM e Rádio Mood FM. O estudo deriva de pesquisa para doutorado, inclui escuta das emissoras em sinal hertziano e análise de páginas no Facebook, Instagram, Twitter e canais no YouTube.&nbsp; Entre os resultados, constatam-se subutilizações das redes sociais para o estabelecimento de vínculo entre emissoras e público. É possível identificar a carência de planejamento para o uso dos recursos das plataformas, ausência de interação e estagnação dos perfis nessas redes. </em></p> 2024-01-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7037 Binge Listening: Dimensões do consumo de áudio em podcasting 2024-01-18T12:59:23-03:00 Debora Cristina Lopez deboralopezfreire@gmail.com Daniel Gambaro d.gambaro@outlook.com Marcelo Freire marcelofreire@ufop.edu.br <p>As mutações nas práticas de circulação e consumo de conteúdo sonoro afetam as relações com o público e, como consequência, as estratégias de produção e de pesquisa. Neste artigo, observamos um fenômeno característico do podcasting: o binge-listening. Através de uma análise qualitativa e uma revisão sistemática, buscamos compreender como estas práticas se configuram a partir de três dimensões: a) materialidades e affordances; b) experiências de escuta; c) narrativas sonoras. Como resultado principal, apontamos a necessidade de compreender o binge listening, assim como o consumo de rádio, de maneira multidimensional e destacamos os desafios metodológicos derivados desta premissa.</p> 2024-01-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7009 O caso da RNA: Da comunicação popular e alternativa ao desafio da descolonização da notícia na Amazônia 2024-01-18T12:59:23-03:00 Rosane Steinbrenner nani.steinbrenner@gmail.com Rosa Luciana Rodrigues rosalu29@gmail.com Luciana Miranda Costa lmirandaeua@hotmail.com <p><em><span style="font-weight: 400;">Em um ensaio reflexivo, como parte de uma tese em construção, o artigo apresenta observações do processo comunicacional de uma rede de rádios na Amazônia brasileira, a Rede de Notícias da Amazônia (RNA), que traz em suas descrições e motivações a preocupação em produzir notícias a partir das realidades da região, oportunizando espaços aos grupos sociais locais, a quem denomina de "lutadores sociais". O estudo tem uma abordagem sócio-histórica, olhando para as realidades dos conflitos socioambientais na região com a proposta de uma reflexão sobre práxis e teorias críticas da comunicação - das experiências de Comunicação e Educação Popular na origem da RNA e nas vivências de seu idealizador aos desafios atuais da descolonização do fazer comunicativo em rede. Em uma abordagem exploratória, as análises iniciais apontam indicativos de um processo descolonizador em potencial, considerando processos formativos dos produtores de notícias e a preocupação com os territórios, o lugar amazônico.&nbsp;</span></em></p> 2024-01-18T12:06:39-03:00 Copyright (c) 2023 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7004 BH é um ovo 2024-01-18T12:59:23-03:00 Graziela Mello Vianna grazielavmv@gmail.com Elias Santos eliasufmg@gmail.com <p><em>O artigo propõe uma observação do jornalismo sonoro regional veiculado por meio de podcasts produzidos atualmente em Belo Horizonte(MG). Ancorados em discussões anteriores de pesquisadores do rádio (LOPEZ, 2019; KISHINHEVSKY, 2016) entendemos o podcasting como uma modalidade radiofônica. Assim, para compreender a historicidade da oralidade do rádio que transborda para os podcasts, desenvolvemos inicialmente uma panorama do jornalismo radiofônico no Brasil e em Minas Gerais. A fim de &nbsp;selecionar o nosso corpus empírico, utilizamos o método snowball (COLEMAN, 1958) para encontrar fontes e indicações de produções sonoras e realizamos uma pesquisa nos sites de veículos locais de comunicação atuantes em Belo Horizonte. </em></p> 2024-01-18T12:25:23-03:00 Copyright (c) 2023 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora