Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias <p style="text-align: justify;">ISSN: 2675-8067<br>O objetivo da publicação é ser um espaço para análise e reflexão sobre o rádio, a mídia sonora, o radiojornalismo e os processos de convergência que dialoguem direta ou indiretamente com as diversas modalidades de comunicação sonora. Prioriza publicações decorrentes de pesquisas em nível de pós-graduação e inéditas.<br>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Pernambuco - campus Agreste (UFPE).<br>Periodicidade quadrimestral.</p> pt-BR revista.radiofonias@gmail.com (Debora Cristina Lopez) periodicos.sisbin@ufop.edu.br (Portal de Periódicos Eletrônicos da UFOP) Sex, 27 Dez 2024 12:32:32 -0300 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Perspectivas da comunicação sonora como fenômeno plural https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7767 Sheila Borges de Oliveira, Juliana Gobbi Betti, Debora Cristina Lopez Copyright (c) 2024 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7767 Sex, 27 Dez 2024 11:06:29 -0300 Pensar o objeto radiofônico: questões orientativas para um olhar ampliado para pesquisas de processos de comunicação radiofônica https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7688 <p>Neste artigo, apresenta-se um recorte da tese de doutorado intitulada "Por propostas metodológicas de processos de comunicação e interações do rádio contemporâneo". A pesquisa teve como objetivo a construção de um protocolo aberto para investigações a respeito dos processos de comunicação radiofônica. A partir da realização de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise de conteúdo de caráter qualitativo, a investigação apontou que o olhar para o rádio como objeto de pesquisa pode ser orientado a partir da observação de quatro dimensões: a caracterização do ouvinte, a caracterização do produto midiático radiofônico, as tecnologias envoltas nos objetos empíricos em análise e, ainda, os contextos de produção do fenômeno radiofônico em investigação. Além do protocolo, o percurso apresentou como resultado a construção de uma lista de questões orientativas que auxiliam a construção do caminho metodológico do pesquisador. Estas questões são apresentadas nesta comunicação.</p> Roscéli Kochhann Copyright (c) 2024 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7688 Sex, 27 Dez 2024 10:49:23 -0300 Um panorama das pesquisas brasileiras sobre radiojornalismo esportivo em tempos de plataformização https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7644 <p><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma revisão dos estudos recentes sobre radiojornalismo esportivo, num contexto em que o rádio se apresenta como um meio expandido (Kischinhevsky, 2016) e hipermidiático (Lopez, 2010), com atuação marcada pela plataformização (Poell; Nieborg; Van Dijck, 2020) nas formas de produção, distribuição e consumo dos conteúdos. A partir de um levantamento de revisão sobre o tema, entre 2018 e 2023, mapeamos 37 pesquisas. Os resultados demonstram uma variedade temática, onde as transmissões via </span><em><span style="font-weight: 400;">streaming</span></em><span style="font-weight: 400;">, o aumento da presença feminina no segmento e os podcasts esportivos se destacam entre os objetos de estudo. </span></p> Bruno Balacó Copyright (c) 2024 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7644 Sex, 27 Dez 2024 10:50:12 -0300 A humanização no jornalismo científico em podcasts no Brasil: uma análise audioestrutural do conteúdo https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7634 <p>Neste artigo analisamos o lugar da humanização e da história de vida no jornalismo científico produzido para <em>podcasts</em>. Realizamos um estudo com aporte da análise audioestrutural (SILVA, 2022) de três produções brasileiras que trabalham com diferentes temas do jornalismo científico - <strong>O Veneno Mora ao Lado</strong>, <strong>Pelo Avesso</strong> e <strong>Tempo Quente</strong> - para identificar a identidade de cada programa e em seguida observar a estrutura considerando o tema, as fontes e os personagens da história de vida e da humanização no relato.</p> Izani Mustafá Copyright (c) 2024 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7634 Sex, 27 Dez 2024 10:52:57 -0300 Delírio pop no comentário sobre a política nacional em Medo e Delírio em Brasília https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7652 <p>Este trabalho demonstra, tomando como exemplo o podcast Medo e Delírio em Brasília, os diálogos e a inserção desse tipo de produção no campo da cultura pop. Por meio de observação flutuante da série e da análise de um episódio, busca-se descrever os elementos constituintes do programa e suas funções no contexto em que aparecem, para elucidar os valores implícitos tanto nas fontes originais como aqueles oriundos dos usos. Busca destacar, também, como o próprio programa se torna uma referência pop, inserido que está nesse caldo de cultura.</p> Daniel Gambaro, Nivaldo Ferraz Copyright (c) 2024 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7652 Sex, 27 Dez 2024 10:54:02 -0300 Sintonia com o Sul: como a Rádio Nacional se voltou ao Rio Grande do Sul e chegou ao Japão https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7459 <p>O objetivo deste artigo é apresentar como a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e, em específico, a Rádio Nacional voltaram-se ao apoio do Rio Grande do Sul a partir do sistema de ondas curtas e da articulação de rede no momento da tragédia climática que atingiu o estado em maio de 2024. Trata-se, assim, de um registro histórico feito por profissionais que atuaram nessa iniciativa, realizada a partir da movimentação de antenas, da elaboração de uma grade de programação específica e da estruturação de retransmissão e redistribuição em rede. Dela participaram as rádios que compõem a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), emissoras comunitárias, educativas e comerciais.</p> Octavio Pieranti, Maíra Bittencourt, Adriano Goetz, Thiago Regotto, Gilvani Moletta Copyright (c) 2024 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7459 Sex, 27 Dez 2024 10:57:03 -0300 Dentro da faixa: a disputa de emissoras migrantes AM-FM por espaços no rádio brasileiro https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7672 <p>O artigo propõe uma observação da migração AM-FM traçando a historicidade do processo, em meio à convergência, com foco na reverberação das emissoras que não se sentem contempladas estando na faixa estendida. Estas frequências eram usadas na TV analógica e foram a solução encontrada para acomodar emissoras AM migrantes em áreas de espectro congestionado. O estudo se pauta pela Teoria Crítica da Tecnologia, de Andrew Feenberg (2005), ao propor uma análise que transborda as mudanças desencadeadas pelos dispositivos tecnológicos. Assim, a tecnologia afeta o contexto&nbsp;sociopolítico, uma vez que os mecanismos e as soluções não dizem respeito apenas&nbsp;aos equipamentos, mas a uma eficiência construída&nbsp;por interesses sociais e políticos. Para tanto, há uma análise da documentação encaminhada pelas emissoras à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na qual solicitam a troca de frequência para dentro da chamada faixa convencional (de 87.5 e 108 MHz) em detrimento da faixa estendida – FM (de 76 a 87 MHz). O pedido da "mudança de plano básico FM" é feito via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a Anatel, que após análise técnica autoriza a mudança de frequência. Como as solicitações podem ser negadas e depois podem ser refeitas, o conjunto analisado envolve 81 pedidos de 43 emissoras, sendo que 34 tiveram o pedido atendido.&nbsp; As empresas precisam provar que podem ocupar determinada frequência após 88 MHz sem interferir em outras emissoras FM já existentes em regiões próximas. Com a documentação obtida via sistema, foram estabelecidas categorias de análise para entender o processo de mudança: quantas solicitações foram feitas, de quais estados, quantas vezes cada empresa fez esses pedidos e em quantas vezes o retorno foi positivo por parte do órgão governamental. Constata-se que a migração AM-FM interfere na forma como o público recebe essas emissoras ao notar a tentativa de não estar em uma faixa que não é captável em receptores mais antigos. Dessa maneira, o estudo destaca ainda que o rádio brasileiro chegou ao século XXI com novas definições, como rádio expandido (Kischinhevsky, 2016) e hipermidiático (Lopez, 2010) e propõe que o gargalo pode estar na não concretização do processo de digitalização da transmissão. Tal caminho – o da definição de qual formato de digitalização da transmissão radiofônica - poderia minimizar a situação crítica na qual se encontram dezenas de emissoras que, como o estudo aponta, numa tentativa de sobrevivência, se curvam em pedido à agência reguladora.&nbsp;</p> João Cubas Martins, Maíra Rossin Gioia de Brito, Valquíria Michela John, José Carlos Fernandes Copyright (c) 2024 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7672 Sex, 27 Dez 2024 11:08:03 -0300 A miragem de uma cultura sonora? Horizontes para a utilização do som como ferramenta de literacia mediática https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7107 <p style="font-weight: 400;">Embora não se possa assinalar a entrada triunfal dos ecrãs como um elemento próprio e distintivo da atualidade, diversos sinais apontam para a cristalização de uma cultura cada vez mais visual e imagética do que propriamente sonora. Este artigo procura inspirar-se neste pressuposto para retomar e recordar o papel significativo do som como elemento educativo e cultural, ao mesmo tempo em que se apresentam algumas experiências realizadas de promoção da educação para os média através de formatos sonoros. Deste modo, concluiu-se que quando académicos e investigadores pretendem abordar questões que se colocam à esfera sonora, junto de públicos específicos, abordam tipicamente este assunto a partir da estrutura clássica da programação radiofónica. Quanto a estratégias de literacia mediática, utilizando formatos sonoros, parece claro que o serviço público de radiodifusão se encontra isolado na tentativa de promover alguma agenda de reflexão sobre os média.</p> Fábio Ribeiro Copyright (c) 2024 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7107 Sex, 27 Dez 2024 11:08:53 -0300 A história da fábrica de rádios Cacique através dos jornais (1933-1943) https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7678 <p>Considerando o que já foi escrito sobre o rádio no Brasil, encontramos lacunas quanto à história dos equipamentos produzidos e distribuídos no país. Esta percepção motivou a existência deste estudo sobre a trajetória de uma fábrica nacional que foi pioneira em desafiar a soberania estrangeira no setor: a Rádio Cacique, de São Paulo. Para tanto, observamos anúncios e notícias sobre a marca na imprensa escrita, de 1933 a 1943, período entre a criação da Cacique e os primeiros passos de uma parceria que viria com a Philips, consolidada em 1949. Concentramos a análise nas expressões de brasilidade e orgulho da indústria nacional citadas pela empresa, bem como na relevância de mercado e nas inovações tecnológicas que marcaram a primeira década de existência da Cacique.</p> Nísio Teixeira, Carlos Jáuregui, Raphael Castilho Bueno Silva Copyright (c) 2024 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7678 Sex, 27 Dez 2024 11:09:51 -0300 Documento e memória em reportagens radiofônicas especiais https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7685 <p>Este artigo tem como objeto de estudo a reportagem radiofônica especial e seu potencial de se transformar em documento, criando memória sonora através de sua estruturação em série, dividida por capítulos. O objetivo geral é refletir sobre o formato, que permite resgatar acontecimentos históricos e contextualizá-los na contemporaneidade. A metodologia utilizada é o estudo de caso, com análise documental e revisão bibliográfica, com subsídios da história. O <em>corpus</em> da pesquisa é composto por setenta e cinco capítulos da série de reportagens especiais da Rádio CBN sobre as histórias da Copa do Mundo de futebol masculino. O percurso teórico e metodológico da pesquisa aborda especificidades da reportagem especial, estrutura narrativa, tipologia e acontecimento jornalístico, além de hipertextualidade e memória. Como resultado, evidencia-se o potencial do formato para resgatar fatos históricos e contextualizá-los sob uma perspectiva contemporânea.</p> <p>&nbsp;</p> Arnaldo Zimmermann Copyright (c) 2024 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7685 Sex, 27 Dez 2024 11:15:52 -0300 Intersecções sonoras https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7683 Gessiela Nascimento da Silva Copyright (c) 2024 Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7683 Sex, 27 Dez 2024 11:13:47 -0300