O escritor e o rádio - sete romances de Erico Verissimo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63234/radiofonias.v12i2.4916

Palavras-chave:

Rádio, romance, imaginários, Erico Verissimo

Resumo

O artigo analisa a presença do rádio em sete romances de Erico Verissimo publicados entre 1933 e 1943, período em que o veículo era implantado e desenvolvido no país. Procura-se verificar como o rádio é incorporado na produção literária e, também, refletir sobre os imaginários circulantes sobre a nova tecnologia à época. Com estes objetivos, foram analisados os 58 trechos em que o rádio é citado e as categorias radiofônicas presentes. Conclui-se que o veículo é percebido principalmente como nova tecnologia e símbolo de status, sendo utilizado para difundir música, notícias, publicidade, novelas e novas profissões como as cantoras de rádio. Estas categorias vão surgindo à medida em que o rádio vai se estabelecendo ao longo do tempo e o escritor as incorpora. O estudo sobre imaginário baseou-se em Morin (1984), Silva (2003), Sarlo (1997) e Beauvoir (1982).

Biografia do Autor

  • Doris Fagundes Haussen, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
    Jornalista (FAMECOS/PUCRS), Especialista em Rádio (CIESPAL), Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP), com Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Bolsista PQ/CNPq associada à PUCRS onde foi professora de Graduação e Pós-Graduação. Professora aposentada da FABICO/UFRGS.

Downloads

Publicado

2021-11-19

Edição

Seção

Dossiê "30 anos de estudos radiofônicos – O papel do GP Rádio e Mídia Sonora"

Como Citar

O escritor e o rádio - sete romances de Erico Verissimo. (2021). Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora , 12(2), 154-166. https://doi.org/10.63234/radiofonias.v12i2.4916