Imagens-espectro de futuridades no Amplo Presente

  • Angela Coradini Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Dolores Galindo Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Ana Isabel Soares Professora Auxiliar com tenure na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
Palavras-chave: amplo presente, Hans Gumbrecht, futuridades, filmes e series de tv

Resumo

A partir da fissura na temporalidade moderna e tendo a descrição e designação do tempo presente como Amplo Presente, este ensaio propõe que as imagens produzidas pela ficção audiovisual de filmes e séries sobre ideias de futuros, sejam a presentificação dos futuros ausentes. Ao versarem sobre ideias de futuro, essas imagens são “futuridades”; ao presentificarem o que é ausente, devido ao fechamento do horizonte de expectativa moderno, ganham uma potência “espectral”, sendo nomeadas de imagens-espectro de futuridades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Coradini, Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso.
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestrado e Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea, pela UFMT, com período sanduíche na Universidade do Algarve, Portugal.

Referências

AUMONT, Jacques. Dicionário teórico e crítico de cinema. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 335 p. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. [Original: Dictionnaire théorique et critique du cinema. (2008)]

BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única: Infância berlinense: 1900. 1ª ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2013. 160 p.

BERGAN, Ronald. Ismos para entender o cinema. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2011. 160 p.

CLAEYS, Gregory. Utopia: a história de uma ideia. 1ª ed. São Paulo: Edições SESC SP, 2013. 224 p. Tradução: Pedro Barros.

FELINTO, Erick. A Imagem espectral: comunicação, cinema e fantasmagoria tecnológica. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ateliê, 2008. 144 p.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos sentidos. 1ª ed. São Paulo: Ed. 34, 1998. 339 p. Tradução de Lowrence Flores Pereira.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Em 1926: vivendo no limite do tempo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1999. 560 p. Tradução: Luciano Trigo. [Original: In 1926: living at the edge of time (1998)].

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: O que o sentindo não consegue transmitir. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2010. 206 p. [Original: Production Presence (2004)].

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Depois de 1945: Latência como origem do presente. 1ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 2014. 358 p. [Original: Nach 1945: Latenz als Ursprung der Gegenwart (2012)].

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Nosso amplo presente: O tempo e a cultura contemporânea. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015. 160 p.[Original: Our broad present: time and contemporary culture (2014)].

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006. 368 p. Tradução de Carlos Almeida Pereira e Wilma Patrícia Maas. [Original: Vergangene Zukunft - Zur Semantik geschichtlicher Zeiten (1979)].

LE GUIN, Ursula. A mão esquerda da escuridão. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2014. 296 p. Tradução: Susana L. de Alexandria.

LOWY, Michael. Aviso de Incêndio: uma leitura sobre as teses do conceito de história. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2005. 160 p.

MITCHELL, W. J. T. Four Fundamental Concepts of Image Science. Ikon, Rijeka, Croatia. Vol. 7. 2014. 27-32 p. Disponível em: https://www.brepolsonline.net/doi/abs/10.1484/J.IKON.5.102961. Acesso em 10/09/2017.

MITCHELL, W. J. T. Picture theory: Essays on Verbal and Visual Representation. 1ª ed. Chicago: The University of Chicago press, 1995. 462 p.

MCKEE, Robert. Story. Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro. 1ª ed. São Paulo: Arte e Letra, 2015. 430 p. [Original: Story: Style, Structure, Substance, and the Principles of Screenwriting (1997)]

STAM, Robert. Introdução à Teoria do Cinema. 5º ed. Campinas: Editora Papirus, 2013. 398 p. Tradução: Fernando Mascarelo.

SONTANG, Susan. Contra a Interpretação. 1ª ed. São Paulo: L&PM Ed., 1987. 350 p. Tradução: Ana Maria Capovilla.

ZIZEK, Slavoj. Lacrimae Rerum: Ensaios Sobre Cinema Moderno. 1ª ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009. 181 p.

WANBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. 424 p. Tradução: Lenin Bicudo Bárbara.

Publicado
2019-02-18
Seção
Dossiê Material Musical