Formas da história e da temporalidade:
revisitando "em 1926"de Hans Ulrich Gumbrecht
Resumo
O presente trabalho apresenta algumas hipóteses acerca dos modos de elaboração da historiografia de Hans Ulrich Gumbrecht, tendo como foco o seu livro Em 1926 - Vivendo no Limite do Tempo. Trata de aproximar, num primeiro momento, a sincronia que caracteriza esta obra das formulações clássicas de Jacob Burckhardt acerca da escrita historiográfica de A Cultura do Renascimento na Itália, e seu afastamento crítico das filosofias da História, para, em seguida, contrastar as duas obras em busca do que é próprio à criação gumbrechtiana.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad: Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1972.
BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália. Trad: Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Em 1926. Vivendo no limite do tempo. Trad: Luciano Trig o. Rio de Janeiro: Record, 1999.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad: Wilma Patrícia Maas e Carlos Alberto Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Trad: Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004
Copyright (c) 2019 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.