Silogismo e análise musical em Carl Dahlhaus
Resumo
Proposição sobre a estrutura silogística montada pelo musicólogo Carl Dahlhaus visando a equacionar o problema do esfacelamento da estética após o final da prática comum. Inicio com a exposição dessa arquitetura argumentativa disposta por Dahlhaus. A seguir, apresento os critérios por ele adotados para valoração estética. Por fim, valendo-se do Opus 30 (1927) de Schoenberg, exemplifico como esta estrutura de pensamento montada por Dahlhaus é transportada para as críticas que ele realizou.Downloads
Referências
BOULEZ, Pierre.Apontamentos de Aprendiz. Tradução Stella Moutinho, Caio Pagano e LídiaBazarian. São Paulo: Editora Perspectiva, 1995.
CRITTENDEN, Camille. Arnold Schönberg: Drittes Streichquartett op. 30 (1927). Programmenotes. Disponível em Arnold Schönberg Center: www.schoenberg. at DAHLHAUS, Carl.Analysis and Value Judgment. Tradução Siegmund Levarie. New York: Pendragon Press, 1983.
CRITTENDEN, Camille. Estética musical. Tradução Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1991.
CRITTENDEN, Camille.Schoenberg and the New Music. Trad. Derrick Puffett e Alfred Clayton. New York: Cambridge University Press, 1987.
DORFLES, Gillo. O Devir das Artes. Trad. Pier Luigi Cabra. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FORTE, Allen.The Structure of Atonal Music. New Haven and London: Yale University Press,1973.
GREEN, Douglas. Form in Tonal Music. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1965.
KERMAN, Joseph. How we got into analysis, and how to get out. Critical Inquiry, Vol. 7, No. 2,1980, pp. 311-331. Chicago: Chicago University Press.
KERMAN, Joseph. Musicologia. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo, Martins Fontes, 1987.
LESTER, Joel. Analytic Approaches to Twentieth Century Music. New York: W. W. Norton, 1989.
ROBINSON, J. Bradford. Carl Dahlhaus. In: Grove online, 2001.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Edusp, 1993.
SCHOENBERG, Arnold.Encarte de CD do Kolisch Quartet, Los Angeles 1937.Também publicado em: STEINER, Fred. "A History of the First Complete Recording of the Schoenberg String Quartets". In: Journal of the Arnold Schoenberg Institute. Vol. 2, nº 2, 1978, pp. 122–137.
SCRUTON, Roger.The Aesthetics of Music. New York, Oxford University Press, 1997.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.