Adorno e a antinomia da música como linguagem
Resumo
Pretendemos, neste trabalho, expor algumas reflexões de Adorno acerca das relações entre música e linguagem. Para tanto, partimos de uma breve exposição da antinomia entre expressão e sistema, constitutiva da música enquanto linguagem. Em seguida, mostramos que, de acordo com o filósofo, o fetiche musical representou uma polarização e um congelamento do sistema, ao passo que o expressionismo musical schoenberguiano, da expressão. Por último, visamos mostrar que a postura expressionista, que consiste em polarizar a expressão por meio da recusa do sistema tradicional, não levou a uma superação do sistema e, portanto, do caráter antinômico da música, mas apenas reconfigurou a relação entre seus opostos. A partir da música expressionista, é possível pensar o sistema não mais como uma coerção que se impõe à música de fora para dentro, mas como uma normatividade imanente ao fenômeno musical, em virtude de seu material.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. “On the contemporary relationship of philosophy and music”. In: Essays on music. University of California Press, 2002.
ADORNO, Theodor. “Conceito de Esclarecimento”.In: Dialética do Esclarecimento. São Paulo: Perspectiva, 2004-a.
ADORNO, Theodor. Filosofia da nova música. São Paulo: Perspectiva, 2004-b.
ADORNO, Theodor. “Vers une musique informelle”. In:Obra completa, v. 16: Escritos musicales I-III. Madrid: Akal, 2006.
ADORNO, Theodor. “El expresionismo y la veracidad artística”. In:Obra completa, v.11: Notas sobre literatura.Madrid: Akal, 2009.
BUCHANAN, Herbert H.“A Key to Schoenberg’s Erwartung”. In: Journal of the American Musicological Society. v. 20, No3, 1967.
DAHLHAUS, Carl. “Expressive principle and orchestral polyphony in Schoenberg’s Erwartung. In.: Schoenberg and the new music. Cambridge University Press, 1990.
DAHLHAUS, Carl. “Transformações da estética do sentimento”. In: Estética musical.Lisboa: Edições 70, 2003.
MARX, Karl.“La mercancia”. In:El capital. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2002.MENEZES, Flo.“Música especulativa, harmonia especulativa. In: Música maximalista. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
FREITAS, Philippe Curimbaba.“Fetichismo: a expressão bloqueada”. In:Antinomia da Expressão. São Paulo: UNESP, 2012.
FREITAS, Philippe Curimbaba.“O Expressionismo de Erwartung diante do problema do fetichismo musica”l. In: Per musi: revista acadêmica de música no27. Belo Horizonte: Escola de música da UFMG, 2013.S
TUCKENSCHMIDT, Hans Heinz. “L’air d’une autreplanète”. In:Arnold Schoenberg. Fayard, 1993.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.