Dispositio:

uma leitura retórica da forma musical contemporânea.

  • William Teixeira da Silva
  • Silvio Ferraz
Palavras-chave: Forma musical, música contemporânea, retórica musical, Nova Retórica

Resumo

A forma é um dos parâmetros mais presentes nas análises do discurso e, do mesmo modo, o é na análise do discurso musical. Todavia, a complexificação estrutural da música contemporânea tem tornado cada vez mais improvável um pensamento analítico sobre essa dimensão que corresponda à realidade estética de seu material. Tendo em vista que a idéia de uma forma musical surge justamente do contato que a retórica e a música vem tendo através dos tempos, a forma será discutida aqui a partir do referencial da Nova Retórica, movimento importante para a retomada do pensamento retórico no século XX. Essa tão necessária readequação epistemológica faz emergirem outras questões de ordem pressuposicional, e serão discutidas brevemente algumas delas como a questão do Tempo e das noções de Matéria e Forma. Por fim, a discussão terá sua aplicabilidade verificada através de análises formais da Sequenza XIV e de Lês Mots Sont Allés..., ambas escritas pelo compositor Luciano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. 2a ed. Revista. Lisboa: Imprensa Nacional, 2005.

BARTEL, Dietrich. Musica poética: musical rhetorical figures in German Baroque music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

BERIO, Luciano. Delle forme. In: BERIO, Luciano. Scritti sulla musica. Torino: Einaudi, 2013.

BERIO, Luciano. Forme. In: BERIO, Luciano.Contrechamps. Vol. 10 Paris: L’AgeD’Homme, 1983.

BERIO, Luciano. Aspects d’un artisanat formel In: BERIO, Luciano. Contrechamps. Vol.10. Paris: L’Age D’Homme, 1983.

BERIO, Luciano. Remembering the future. Cambridge: Harvard University Press: 2006.

BERIO, Luciano; MULLER, Theo ‘ usic is not a solitary act’: conversation with Luciano Berio. Tempo, New Series, No. 199 (Jan., 1997), pp. 16-20.

BERIO, Luciano. Sequenza XIV. Basel: Paul Sacher Stiftung. Manuscritos da Coleção Berio. Consulta em novembro de 2013.

BONAFÉ, Valéria M. Estratégias composicionais de Luciano Berio a partir de uma análise da Sonata per Pianoforte (2001). Dissertação de mestrado: USP, 2011.

BONDS, Mark Evan. Wordless Rhetoric: Musical Form and the Metaphor of Oration. Cambridge: Harvard University Press, 1991.

CÍCERO, Marco Túlio. The Orations of Marcus Tullius Cicero. Traduzido por C.D.Yonge. London: G. Bell and Sons, 1913.

DAMASCENO, Veronica. Notas sobre a individuação intensiva em Simondon e Deleuze. O que nos faz pensar.No. 21, 2007,pp. 173-186.

DELEUZE G, GUATTARI F. Mil platôs. Volumes 1-5. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997.

DOGLIO, Mauro. Kairos, ovvero il tempo debito. Circolo Bateson, Seminario 1-2 giugnode 2002, Roma.

FERRAZ ,Silvio. Considérations sur forme musicale et forme d’écoute .International Semiotic Studies Congress, Aix en Provence, 1998.

FERRAZ, Silvio. Kairos-pointd’interruption Simondon, Deleuze, Guattari etl'écologie du son. Université Paris 8,outubro de2014.

KINNEAVY, James L. Kairos in classical and modern rhetorical theory. In: SIPIORA,Phillip; BAUMLIN, James (org). Rhetoric and Kairos: essays in history, theory,and praxis. Albany; State University of New York Press, 2003.

KIRKENDALE, Ursula. The Source for Bach's "Musical Offering": The "Institutiooratoria" of Quintilian. Journal of the American Musicological Society. Vol. 33,No. 1 Spring, 1980, pp. 88-141.

LESTON, Robert. Unhinged: Kairos and the Invention of the Untimely. Atlantic Journal of Communication.2013. pp.29-50.

PERELMAN, Chaïm, OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PERELMAN, Chaïm. O Império Retórico: retórica e argumentação. Porto: Edições ASA, 1993.

PERELMAN, Chaïm. Retóricas. Tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

QUINTILIANO. Institutio Oratoria. Tradução de Jeronymo Soares Barboza. Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 1836.

SILVA, William Teixeira da; SARAM, Rohan de. Aula e entrevista com Roham de Saram, Londres, gravação audiovisual. Janeiro de 2014.

SIMONDON, Gilbert. Cours sur la perception. Chatou: Les Éditions de la Transparence, 2006.

SIMONDON, Gilber. L’individuation psychique et collective.Paris: Editions Aubier,1989.

Publicado
2017-04-11
Seção
Artigos