Foucault e os laços da linguagem com a morte:
o desvio morfológico em Roussel.
Resumo
O livro Raymond Roussel, de Foucault, é marcado por um conflito, decisivo para o seu pensamento, entre duas experiências de linguagem. A primeira, possivelmente herdada de Hölderlin e Heidegger, sobrecarrega a obra de Roussel com um pensamento intruso. A segunda, propriamente a de Roussel, desperta uma concepção renovada, que será desenvolvida em As palavras e as coisas e lhe conferirá um lugar de destaque no cânone de estudos filosóficos da linguagem. Entre estas duas experiências, trata-se de reconhecer, sob o prisma da linguagem, as relações do tempo e do espaço com a morte.
Downloads
Referências
HEIDEGGER, Martin, A caminho da Linguagem, trad. M. S. C. Schuback, Petrópolis: Vozes, 2004.
HEIDEGGER, Martin, Ser e tempo, trad. M. S. C. Schuback, Petrópolis: Vozes, 2000.
HEIDEGGER, Martin, Sobre o humanismo, trad. E. Carneiro Leão, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.
HÖLDERLIN, Friedrich, Hipérion ou o heremita na Grécia, trad. E. J. Paschoal, São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2003.
FOUCAULT, Michel.As palavras e as coisas, trad. S. T. Muchail, São Paulo: Martins fontes, 2002.
FOUCAULT, Michel, História da loucura na idade clássica, trad. J. T. Coelho Neto, São Paulo: Perspectiva, 2005.
FOUCAULT, Michel, Raymond Roussel, trad. M. B. Motta e V. L. A. Ribeiro, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
FOUCAULT, Michel, “A linguagem ao infinito” em Ditos e escritos, v. 3, trad. Inês Autran Dourado Barbosa, Rio de Janeiro: Forense universitária, 2009.
FOUCAULT, Michel, “Dizer e ver em Raymond Roussel” em Ditos e escritos, v., 3, trad. Inês Autran Dourado Barbosa, Rio de Janeiro: Forense universitária, 2009.
FOUCAULT, Michel, “O não do pai” em Ditos e escritos, v. 1, trad. Vera Lucia Avelar Ribeiro, Rio de Janeiro: Forense universitária, 2010.
FOUCAULT, Michel, “O que é um autor?” em Ditos e escritos, v. 3, trad. Inês Autran Dourado Barbosa, Rio de Janeiro: Forense universitária, 2009.
FOUCAULT, Michel, “Prefácio à transgressão” em Ditos e escritos, v. 3, trad. Inês Autran Dourado Barbosa, Rio de Janeiro: Forense universitária, 2009.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.