Material estranho no Concerto para piano

  • Igor Baggio Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Palavras-chave: material musical, filosofia da música, música do século XXI, Harry Lehmann

Resumo

O concerto para piano Theory of the Subject (2016) de Trond Reinholdtsen é uma peça absolutamente excepcional, do tipo que talvez surja apenas uma vez a cada década. Seguramente, isso tem algo a ver com o modo como aqui se compõe desenfreada, excessiva e virtuosisticamente com “material estranho” – na forma de textos, vídeos, imagens, diálogos, danças, cenas teatrais; mesmo um balé aquático aparece nessa peça orquestral.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Baggio, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) com tese sobre a filosofia da música em Adorno. Pós-doutorando em música na Universidade Estadual Paulista (UNESP). É o autor do livro "O dodecafonismo tardio de Adorno" (Edunesp/2010).
Publicado
2022-05-15