A livre improvisação musical enquanto operação de individuação

  • Rogério Luiz Moraes Costa
Palavras-chave: improvisação livre, individuação, devir, multiplicidade, transdução, Gilbert Simondon, Gilles Deleuze

Resumo

Neste texto busco relacionar conceitos desenvolvidos por Georges Simondon a respeito dos processos de individuação com as minhas reflexões sobre o plano de consistência da livre improvisação musical. Para fomentar esta reflexão utilizo formulações anteriormente desenvolvidas no âmbito da minha pesquisa de doutorado (2003) em que me apoiei na filosofia de Deleuze e Guattari para investigar o funcionamento dinâmico dos ambientes de livre improvisação musical. O objetivo é afirmar e detalhar o caráter processual e imanente da prática de livre improvisação musical, cujo fluxo se delineia na forma de uma sucessão de estados provisórios. As noções de devir, multiplicidade e transdução serão fundamentais para o desenvolvimento da argumentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAILEY, Derek, Improvisation, its nature and practice in music, Da Capo Press, Ashbourne, England, 1993.

COSTA, Rogério Luiz Moraes. O músico enquanto meio e os territórios da livre improvisação, Tese apresentada à banca examinadora da PUC/SP para obtenção do título de doutor, 2003.

COSTA, Rogério Luiz Moraes. A Livre Improvisação Musical e a Filosofia de Gilles Deleuze, in Per Musi, Belo Horizonte, N. 26,p. 60 a 66j, 2012.

COSTA, Rogério Luiz Moraes, IAZZETTA, Fernando, VILLAVICENZIO, Cesar, Fundamentos técnicos e conceituais da livre improvisação, in Sonic Ideas, Ano5, n.10, Janeiro-Junho,2013, pp. 49-54.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. v.3, São Paulo, Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. v.4, São Paulo, Editora 34, 1997A.

GARCIA, Denise Hortência Lopes, Modelos Perceptivos na Música Eletroacústica, Tese apresentada à banca examinadora da PUC/SP para obtenção do título de doutora,1998.

GUIGUE, Didier, Estética da Sonoridade, São Paulo, Editora Perspectiva, 2011.

SIMONDON, Gilbert, A Gênese do Indivíduo in Cadernos de Subjetividade. Tradução de Ivana Medeiros. Reencantamento do Concreto. São Paulo, Hucitec, 2003, pp. 99-117.

SOLOMOS, Makis. Entre musique et écologie sonore: quelques exemple. Revue Sonorités, Rencontres Architecture Musique Ecologie, Paris, N. 7, p. 167 -186, 2012.

SOLOMOS, Makis. De la Musique au Son: L’émergence du son dans la musique des XXe –XXIe siècles, Paris, Presses Universitaires de Rennes, 2013.

Publicado
2017-04-19
Seção
Arte e metafísica