Da morte da arte à hora dos assassinos -

Impasses pôs-hegelianos da estética filosófica

  • Eduardo Pellejero
Palavras-chave: Estética, Política, Poética, Sartre, Bataille, Blanchot

Resumo

A relação da arte com a filosofia sempre passou por uma meditação muito especial sobre a relação entre poética e política. A expulsão dos poetas da república platônica, a fundação kantiana da comunidade sobre o juízo de gosto, e a educação estética do homem que Schiller propõe com fins reformistas, são exemplos emblemáticos desse gesto recursivo, que procura pensar filosoficamente uma tensão irredutível entre a poética da política (isto é, os estilos de articulação do comum) e a política da poética (isto é, as formas de intervenção da criação artística). A assimilação hegeliana da arte a «coisa do passado» representa simplesmente um episodio a mais nessa história de desentendimentos, de exclusões e de apropriações violentas, mas representa também, ao mesmo tempo, um momento fundamental para a reflexão estética contemporânea, na medida em que pretende resolver definitivamente essa tensão constitutiva. Evidentemente, para além do diagnóstico hegeliano, a arte continuaria proliferando, forçando a filosofia a confrontar-se novamente com essa tensão que define de forma trágica a reflexão estética. Longe das interpretações do pensamento hegeliano em registro de «obituário» da arte, as obras de Benjamin e Adorno, Heidegger e Sartre, Bataille e Blanchot, Deleuze e Rancière, propõem uma série de leituras incomensuráveis, que procuram restituir à arte seu (sem)sentido na práxis humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES (2008), A preparação do romance, vol. II, São Paulo, Martin Fontes.

BATAILLE (1989), A literatura e o mal, traduçãoportuguesa de Suely Bastos, São Paulo, L&PM.

BATAILLE (2001), La felicidad, el erotismo y la literatura (Ensayos 1944-1961), versión castellana de Silvio Mattoni, Buenos Aires, Adriana Hidalgo Editora.

BATAILLE (2005), Acéphale. Buenos Aires, Caja Negra.

BATAILLE (2008), La religión surrealista. Conferencias 1947-1948, Buenos Aires, Las Cuarenta.

BLANCHOT (1987), O espaço literário, versão portuguesa de Álvaro Cabral, Rio de Janeiro, Rocco.

BRAS (1990), Hegel e a arte: Uma apresentação da estética, Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

DELEUZE-GUATTARI (1980), Capitalisme et schizophrenie tome 2: Mille plateaux, Paris, Éditions de Minuit.

HEGEL (1999), Cursos de Estética, versão portuguesa de Marco Aurélio Werle, São Paulo, Edusp.

HEIDEGGER (2004), A origem da obra de arte, trad. de Maria da Conceição Costa, Lisboa, Edições 70.

MILLER (2003), A hora dos assassinos, versão portuguesa de Milton Persson, Porto Alegre, L&PM Pocket.

RANCIÈRE (2007), «Será que a arte resiste a alguma coisa?», tradução portuguesa de Mônica Costa Netto, in Daniel Lins (org.), Nietzsche-Deleuze, Arte-Resistência, Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2007.

SARTRE (2001), Qu’est-ce que la litterature?, Paris, Folio.

TROTSKY (2002), «El partido y los artistas» (1924), in Trotsky, Literatura y revolución, Célula II de Izquierda Revolucionaria, España, Marxists Internet Archive, www.marxists.org.

Publicado
2017-04-20
Seção
Arte e sociedade