O non-sens e a mútua dependência das personagens de Beckett em Fim de Partida

  • Bruno Pucci
  • Gilberto Brandão Marcon
Palavras-chave: Peças teatrais de Beckett, Fim de Partida, ensaios de Adorno, racionalidade instrumental, anti-alteridade

Resumo

“As personagens de Beckett em Fim de Partida comportam-se de maneira tão primitiva e behaviorista em conformidade com as circunstâncias pós-catastróficas; e essa catástro-fe as mutilou tanto que elas não podem reagir de outra maneira; são moscas em agonia, após terem sido mutiladas pelo mata-mosca” (Adorno). Este ensaio se propõe a analisar duas características das personagens de Beckett, o non-sens de cada uma delas e, ao mesmo tempo, a mútua dependência como condição de uma fugidia sobrevivência; e pretende fazê-lo tendo como luzes o texto de Theodor Adorno sobre essa peça teatral. O elenco beckettiano conta com apenas quatro cabeças, os anti-heróis, Hamm e Clov, e duas personagens subalternas, os velhos Nagg e Nell, pais de Hamm. Hamm, cego e paralítico, é o rei em torno do qual tudo gira, mas que, em sua impotência, depende sempre do outro para realizar algo. Clov, coxo e criado, gostaria de acabar com Hamm ou ao menos abandoná-lo, mas não se anima a fazer nem uma e nem outra coisa. Os dois velhos, mutilados, sobrevivem no limite do instinto de auto-conservação, jogados em latões de lixo, e se confortam mutuamente. Quatro seres em degenerescência, lidan-do o tempo todo com a tarefa de existir; vivem como se fossem os últimos sobreviven-tes de uma humanidade devastada. De um lado, o absurdo, enquanto manifestação con-sequente da razão tornada completamente instrumental e que clama pelo sentido que ela mesma aniquilou; de outro lado, a trama das personagens, privadas de individuação e de autonomia, que não conseguem, mesmo odiando-se reciprocamente, viver uma sem a outra. Para Adorno, os arquétipos de Beckett são históricos pelo fato de que ele apresen-ta como coisas tipicamente humanas as deformações infligidas aos homens pela forma de organização da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. W. Tentativa de entender Fim de Partida. Trad. de Bruno Pucci e Peter Klingenberg. Piracicaba: UNIMEP, 2006 (publicação interna).

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento:fragmentos filosó-ficos.Trad. de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

ANDRADE, F. de S. Samuel Beckett: o silêncio possível. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2001.

ANDRADE, F. de S. “Matando o tempo: o impasse e a espera”. In BECKETT,S. Fim de Partida.São Paulo: Cosac & Naify, 2002, pp. 07-31.

BECKETT, S. Fim de Partida.Apresentação, tradução e notas de Fábio de Souza An-drade. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

PUCCI, B. “Estética e Alteridade: Beckett, Adorno e a contemporaneidade”. InTRE-VISAN, A. L.; TOMAZETTI, E. M. (Orgs.). Cultura e Alteridade: confluências.Ijuí: Editora Unijuí, 2006, p. 79-100.

Publicado
2017-04-20
Seção
Arte e sociedade