A respeito dos pressupostos éticos e estéticos do Teatro de Rua
Resumo
O artigo questiona a definição de teatro de rua, constatando que apenas em alguns períodos históricos e em algumas regiões existiram construções concebidas para espetáculos teatrais. Segue um breve histórico do teatro all’italiana, que surgiu no século XVI e constituiu-se como um modelo hegemônico cujos últimos estertores ainda se fazem sentir hoje. A partir desses pressupostos, conceitua-se o teatro de rua popular, um dos mitos de origem do teatro evocados pelos reformadores do teatro do início do século XX, e o Teatro de Rua, nascido nos anos 60 do século XX, que se opôs ao “teatro burguês” e reivindicou a rua como espaço teatral. Delineia-se a trajetória do Teatro de Rua, examinando a participação do Living Theatre no Maio de 68, o Odin Teatret, enquanto referência para o Teatro de Grupo do anos 70, e o Teatro para as Massas – tecnológico e ilusionístico – dos anos 90. Conclui-se que as peripécias do Teatro de Rua no século XX – de mito de origem do teatro a teatro para as massas – apontam para a urgência da reflexão sobre o papel do Teatro na Sociedade do Espetáculo neste início de milênio.
Downloads
Referências
BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes (trad. Luís Otávio Burnier). São Paulo -Campinas : Hucitec-Unicamp, 1991.
CRUCIANI, Fabrizio. Lo spazio del teatro.Roma-Bari : Laterza, 2005 (1aed. 1992).
CRUCIANI, Fabrizio e FALLETTI, Clelia (org.). Civiltà teatrale nel XXsecol. Bologna : Il Mulino, 1986.
CRUCIANI, Fabrizio e FALLETTI, Clelia (org.). Promemoria del teatro di strada.Bergamo : Teatro Tascabile di Bergamo e Teatro Telaio, 1989.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo(trad. Estela dos Santos Abreu). Rio de Janeiro : Contraponto, 2009 (1aed.1997).
HICKHAM, Glynne. Storia del teatro(trad. Clelia Falletti). Bologna : Il Mulino, 1988.
PAVIS, Patrice. Dizionario del teatro(org. ed. italiana: Paolo Bosisio; trad. Paolo Bosisio e Paola Ranzini). Bologna : Zanichelli, 1998.
TAVIANI, Ferdinando. 1964-1980: da un osservatorio particolare.In: CRUCIANI, Fabrizio e FALLETTI, Clelia (org.). Civiltà teatrale nel XX secolo. Bologna : Il Mulino, 1986.
TYTELL, John. The Living Theatre: art, exile and outrage.New York : Grove Press, 1995.
VESCOVI Renzo. Scritti dal Teatro Tascabile(org. Mirella Schino). Roma : Bulzoni, 2007.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.