A respeito dos pressupostos éticos e estéticos do Teatro de Rua

  • Ricardo Gomes
Palavras-chave: arquitetura teatral, teatro de rua, teatro e sociedade

Resumo

O artigo questiona a definição de teatro de rua, constatando que apenas em alguns períodos históricos e em algumas regiões existiram construções concebidas para espetáculos teatrais. Segue um breve histórico do teatro all’italiana, que surgiu no século XVI e constituiu-se como um modelo hegemônico cujos últimos estertores ainda se fazem sentir hoje. A partir desses pressupostos, conceitua-se o teatro de rua popular, um dos mitos de origem do teatro evocados pelos reformadores do teatro do início do século XX, e o Teatro de Rua, nascido nos anos 60 do século XX, que se opôs ao “teatro burguês” e reivindicou a rua como espaço teatral. Delineia-se a trajetória do Teatro de Rua, examinando a participação do Living Theatre no Maio de 68, o Odin Teatret, enquanto referência para o Teatro de Grupo do anos 70, e o Teatro para as Massas – tecnológico e ilusionístico – dos anos 90. Conclui-se que as peripécias do Teatro de Rua no século XX – de mito de origem do teatro a teatro para as massas – apontam para a urgência da reflexão sobre o papel do Teatro na Sociedade do Espetáculo neste início de milênio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes (trad. Luís Otávio Burnier). São Paulo -Campinas : Hucitec-Unicamp, 1991.

CRUCIANI, Fabrizio. Lo spazio del teatro.Roma-Bari : Laterza, 2005 (1aed. 1992).

CRUCIANI, Fabrizio e FALLETTI, Clelia (org.). Civiltà teatrale nel XXsecol. Bologna : Il Mulino, 1986.

CRUCIANI, Fabrizio e FALLETTI, Clelia (org.). Promemoria del teatro di strada.Bergamo : Teatro Tascabile di Bergamo e Teatro Telaio, 1989.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo(trad. Estela dos Santos Abreu). Rio de Janeiro : Contraponto, 2009 (1aed.1997).

HICKHAM, Glynne. Storia del teatro(trad. Clelia Falletti). Bologna : Il Mulino, 1988.

PAVIS, Patrice. Dizionario del teatro(org. ed. italiana: Paolo Bosisio; trad. Paolo Bosisio e Paola Ranzini). Bologna : Zanichelli, 1998.

TAVIANI, Ferdinando. 1964-1980: da un osservatorio particolare.In: CRUCIANI, Fabrizio e FALLETTI, Clelia (org.). Civiltà teatrale nel XX secolo. Bologna : Il Mulino, 1986.

TYTELL, John. The Living Theatre: art, exile and outrage.New York : Grove Press, 1995.

VESCOVI Renzo. Scritti dal Teatro Tascabile(org. Mirella Schino). Roma : Bulzoni, 2007.

Publicado
2017-04-20
Seção
Dossiê: Teatro e espaço urbano