Perfomances na rua e as comunidades-relâmpagos:
re-humanizando espaços da cidade
Resumo
O artigo propõe o conceito de comunidade relâmpago para manifestações culturais e artísticas que acontecem transformando o espaço urbano como algo vivo e vibrante. Procura relacionar os aparatos das manifestações políticas com as artísticas como um processo de retro-alimentação.
Downloads
Referências
DA MATTA, Roberto. Malandros, Carnavais e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1979.
LIGIERO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras, Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
SCHECHNER, Richard. “The street is the stage” in The Future of the Ritual. New York: Taylor & Francis, 2007. Tradução do autor.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.