“Esquemas e Correções”:
um capítulo popperiano na moderna história da arte (e seus problemas)
Downloads
Referências
CARRIER, David. Gombrich on art historical explanations, Leonardo,v. 16, n. 2 (spring 1983), p. 91-96.
DOCTORS, Márcio. A verdade e o sujeito. In: Revista Galeria. São Paulo: Casa Editorial Paulista, n. 18, p.35-40, 1990.
FREITAS, Renan Springer. A sedução da etnografia da ciência. In: Tempo Social–revista de sociologia da USP, v. 17, n. 1, 2005, p. 229-253.
GOMBRICH, Ernst Henrich. A história da arte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993.
GOMBRICH, Ernst Henrich. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986 [1960].
GOMBRICH, Ernst Henrich. Meditações sobre um cavalinho de pau. São Paulo: Edusp, 1999.
GOMBRICH, Ernst Henrich. Norma e forma. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
GOMBRICH, Ernst Henrich. O senso da ordem. São Paulo: Martins Fontes, 1979.
KUHN, Thomas. The structure of scientifi c revolutions. 2ª edição. Chicago: University of Chicago Press, 1970.
KRIEGER, Murray. The ambiguities of Representation and Illusion: an E. H. Gombrich retrospective. In: Critical Inquiry, v. 11, n. 2 (december 1984), p. 181-194.
MAGEE, Bryan. Confessions of a philosopher: a personal journey through western philosophy from Plato to Popper. London: Phoenix, 1998.
POPPER, Karl. The Logic of scientific discovery. London: Routledge, 1975 [1959].
POPPER, Karl. Três pontos de vista sobre o conhecimento humano. In: POPPER, K. Conjecturas e refutações. Brasília: Editora UNB, 1981, p. 125-146 [1956].
RICHMOND, Sheldon. Aesthetic criteria: Gombrich and the philososphies of science of Popper and Polanyi, Series in the philosophy of Karl R. Popper and Critical Rationalism, vol. VI. Amsterdam & Atlanta: Rodolphi, 1994.
VARAS, Ana Garcia. La Idea de convención entre La filosofia y La historia Del arte: El convencionalismo de lãs imágenes em La obra de E. H. Gombrich. In: STVDIVM. Revista de Humanidades, n. 11, 2005, p. 173-188.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.