Herbert Marcuse e Roberto Schwarz vão ao teatro
sobre living art, o Living Theater e o Teatro Oficina
Resumo
Resumo:
O artigo trata de recuperar os argumentos de Herbert Marcuse e Roberto Schwarz no que se refere à análise que os autores fazem sobre determinados grupos de teatro e tendências artísticas relacionadas. No caso de Marcuse, nosso foco recai sobre sua análise da chamada living art e do grupo Living Theater, com comentários breves sobre Antonin Artaud; por sua vez, no caso de Roberto Schwarz, recuperamos seu texto “Cultura e Política, 1964-1969” e sua análise sobre o Teatro Oficina, com algumas passagens sobre o Teatro de Arena. Aproveitamos a relação, ainda que curta, entre os grupos Living Theater e o Teatro Oficina, bem como o material e momento histórico-culturais compartilhados pelos grupos, como base para indicar aproximações também entre as leituras e as críticas de Marcuse e Schwarz direcionadas aos respectivos projetos artísticos.
Downloads
Referências
KAMINSKI, Leon. Por entre a neblina: o Festival de Inverno de Ouro Preto (1967-1979) e a experiência histórica dos anos setenta. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2012.
LIMA, Bruna Della Torre de Carvalho. Vanguarda do atraso ou atraso da vanguarda? Oswald de Andrade e os teimosos destinos do Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. doi:10.11606/D.8.2012.tde-11032013-122116. Acesso em: 2024-01-12.
MARCUSE, Herbert. Art and Revolution. In: Herbert Marcuse, Art and Liberation, 2006a, organizado por Douglas Kellner.
MARCUSE, Herbert. Art as Form of Reality. In: Herbert Marcuse, Art and Liberation, 2006b, organizado por Douglas Kellner.
MARCUSE, Herbert. One-dimensional man. Boston: Beacon Press, 1991.
SCHWARZ, Roberto. Cultura e Política, 1964-1969. In: Roberto Schwarz, O pai de família e outros estudos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Copyright (c) 2024 Gabriel Ramponi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.