O drama da redenção:
a crítica de Nietzsche ao Parsifal de Wagner
Resumo
Trata-se de indicar como Nietzsche, ao empreender uma análise fi siopsicológica de obras musicais, não apenas passa a utilizar o procedimento genealógico em suas ponderações esté- ticas, mas também acaba por fazer da crítica à derradeira obra de Richard Wagner – Parsifal – o momento ideal para desmascarar o estratagema contido na idéia mesma de redenção, algo que não pode deixar de se colocar, ao menos do ponto de vista nietzschiano, como um questionamento radical de nossos mais supremos juízos de valor.
Downloads
Referências
CAMPOS, G. Glossário de Termos Técnicos do Espetáculo. Rio de janeiro, Ediouro, [s.d].
DAHLHAUS, C. Richard Wagners Musikdrama. Stuttgart, Reclam, 1996.
DAHLHAUS, C. Die Idee der absoluten Musik. Basiléia, Bärenreiter, 1994.
Dieminger, S. Musik im Denken Nietzsches. Essen, Die Blaue Eule Verlag, 2002.
DUFOUR, E. La physiologie de la Musique de Nietzsche. In: Nietzsche-Studien 30, Berlim/Nova York, Walter de Gruyter, 2001.
EGGEBRECHT, Hans Heinrich (org.). Riemann Sachlexikon Musik. Mainz, Schott, 1996.
HOFFMANN, E. T. A. Beethovens Instrumentalmusik. In: Kreisleriana. Stuttgart, Reclam, 2000.
JANZ, Curt Paul. Die Musik im Leben Friedrich Nietzsches. In: Nietzsche-Studien (26). Berlin/New York, de Gruyter, 1997, p. 72-86.
KRETSCHMAR, E. Richard Wagner. Sein Leben in Selbstzeugnissen, Briefen und Berichten. Berlim, Propyläen, 1939.
MULLER-LAUTER, W. Décadence Artística enquanto Décadence Fisiológica. A Propósito da Crítica Tardia de Friedrich Nietzsche a Richard Wagner. Tradução Scarlett Marton. In: Cadernos Nietzsche 6. São Paulo, discurso editorial, 1999.
NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe (KSA). Ed. Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Berlim/Nova York, Walter de Gruyter, 1999.
NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Briefe. Kritische Studienausgabe. Edição organizada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari em 8 volumes. Berlim/Munique, Walter de Gruyter/dtv, 1986.
WAGNER, R. Parsifal. Stuttgart, Reclam, 2002.
WAGNER, R. Mein Leben. Gregor-Dellin (org.). Munique, Piper, 1963.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.