A música brasileira:
um estudo da correspondência entre Curt Lange e Camargo Guarnieri (1934-1935)
Resumo
Este trabalho propõe um estudo da correspondência trocada entre Curt Lange e Camargo Guarnieri nos anos de 1934 e 1935, privilegiando uma tríplice investigação: a carta como linguagem, como instrumental constituidor de sociabilidades e como estratégia de poder. Através deste epistolário, emerge a relevância da atuação de Curt Lange na divulgação da música brasileira do século XX, assim como a diversifi cada produção de compositores, musicó- logos e intérpretes no cenário musical do período.
Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de. Aspectos da Música Brasileira. Belo Horizonte – Rio de Janeiro: Vila Rica Editoras Reunidas Limitada, 1991.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
BURKE, Peter. A Arte da Conversação. São Paulo: Unesp, 1995.
DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
ENCICLOPEDIA DA MÚSICA BRASILEIRA: popular, erudita e folclórica. 2ª ed. São Paulo: Art Editora: Publifolha, 1998.
GOMES, Ângela de Castro. (org.). Escrita de Si, Escrita da História. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
LANGE, Curt. Correspondência. Acervo Curt Lange, Biblioteca Universitária da UFMG: Série Correspondências.
LANGE, Curt. Boletim Latino-Americano. Montevidéu, 1935-1946. Acervo Curt Lange, Biblioteca Universitária da UFMG: Série Boletim.
LINHARES, Maria Yedda (org.). História Geral do Brasil. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1990.
REIS, Sandra L. F. Curt Lange e a Musicologia Brasileira: Projeto de Preservação e Pesquisa Científica Tecnológica da Memória Brasileira e Sul Americana, através do Acervo Curt Lange da UFMG. Belo Horizonte, 2004.
REVEL Jacques (org.). Jogos de Escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
SILVA, Flávio (org.). Camargo Guarnieri: o tempo e a música. Rio de Janeiro: Funarte; São Paulo: Imprensa Oficial, 2001.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.