Respiração e criação cênica
A Respiração no Trabalho do Ator
Resumo
Neste artigo, apresentamos a hipótese de que a respiração pode ser um instrumento altamente efi caz para ajudar o ator-criador a transitar entre consciente e inconsciente. Para tanto, trabalhamos sobre as obras de alguns dos pensadores e realizadores mais signifi cativos da criação teatral no século XX, buscando encontrar em seus escritos um pensamento sobre a respiração. Os termos e conceitos apresentados também são lidos, em certa medida, como provocadores para pensarmos a respiração, para criarmos parâmetros e conceitos que possam nos auxiliar a objetivar uma idéia sobre o papel da respiração na cena artística.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BARBA, Eugenio. A Canoa de Papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994
BARBA, Eugenio.; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec/ Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
DEMPSEY, Jerome A. Is the Lung Built for Exercise? Medicine and Science in Sports and Exercise. v. 18, n.02, dez. 1985.
FIORAVANTI, Carlos. Prova de Resistência. Pesquisa Fapesp, São Paulo, n. 89, p. 32-37, jul. 2003.
FOX, Eduard L.; BOWERS, Richard W.; FOSS, Merle L. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. 4° ed. Trad. Giuseppe Taranto. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1991.
GAIARSA, José Angelo. Respiração, Angústia e Renascimento. 3ª ed. São Paulo: Ícone, 1996.
GAIARSA, José Angelo. O Corpo e a Terra. São Paulo: Ícone, 1991.
GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. 4° ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
McARDLE, William D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do Exercício – energia, nutrição e desempenho humano. 4° ed. Trad. Giuseppe Taranto. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1982.
NOGUCHI, Haruchika. Order, Spontaneity and the Body. Tokyo: Zensei, 1984.
RIETTI, Francesca Romana; ACQUAVIVA, Franco (org.). Il Ponti dei Venti: un’esperienza di pedagogia teatrale con Iben Nagel Rasmussen. Copenaghen: F. Hendriksens, 2001.
ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. 2° ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
SOUCHARD, Philippe-Emmanuel. Respiração. São Paulo: Summus, 1989.
SOUCHARD, Philippe-Emmanuel. O Diafragma. São Paulo: Summus, 1989
STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da Personagem. 6° ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. 10° ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.