Respiração e criação cênica

A Respiração no Trabalho do Ator

  • Sandra Parra
Palavras-chave: Teatro Contemporâneo, Respiração, Treinamento de Ator, Ator-Criador

Resumo

Neste artigo, apresentamos a hipótese de que a respiração pode ser um instrumento altamente efi caz para ajudar o ator-criador a transitar entre consciente e inconsciente. Para tanto, trabalhamos sobre as obras de alguns dos pensadores e realizadores mais signifi cativos da criação teatral no século XX, buscando encontrar em seus escritos um pensamento sobre a respiração. Os termos e conceitos apresentados também são lidos, em certa medida, como provocadores para pensarmos a respiração, para criarmos parâmetros e conceitos que possam nos auxiliar a objetivar uma idéia sobre o papel da respiração na cena artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BARBA, Eugenio. A Canoa de Papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994

BARBA, Eugenio.; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec/ Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

DEMPSEY, Jerome A. Is the Lung Built for Exercise? Medicine and Science in Sports and Exercise. v. 18, n.02, dez. 1985.

FIORAVANTI, Carlos. Prova de Resistência. Pesquisa Fapesp, São Paulo, n. 89, p. 32-37, jul. 2003.

FOX, Eduard L.; BOWERS, Richard W.; FOSS, Merle L. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. 4° ed. Trad. Giuseppe Taranto. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1991.

GAIARSA, José Angelo. Respiração, Angústia e Renascimento. 3ª ed. São Paulo: Ícone, 1996.

GAIARSA, José Angelo. O Corpo e a Terra. São Paulo: Ícone, 1991.

GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. 4° ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

McARDLE, William D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do Exercício – energia, nutrição e desempenho humano. 4° ed. Trad. Giuseppe Taranto. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1982.

NOGUCHI, Haruchika. Order, Spontaneity and the Body. Tokyo: Zensei, 1984.

RIETTI, Francesca Romana; ACQUAVIVA, Franco (org.). Il Ponti dei Venti: un’esperienza di pedagogia teatrale con Iben Nagel Rasmussen. Copenaghen: F. Hendriksens, 2001.

ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. 2° ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

SOUCHARD, Philippe-Emmanuel. Respiração. São Paulo: Summus, 1989.

SOUCHARD, Philippe-Emmanuel. O Diafragma. São Paulo: Summus, 1989

STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da Personagem. 6° ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. 10° ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

Publicado
2017-04-26
Seção
Teatro