Espaço e obra de arte nos pensamentos de Heidegger e Gadamer

  • Ligia Saramago
Palavras-chave: Heidegger, Gadamer, Art, Espaço

Resumo

No âmbito dos pensamentos de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer, este trabalho considerará uma questão que permanece relevante para a estética contemporânea: aquela da estreita relação que, não raro, se estabelece entre as obras de arte e o lugar a que foram inicialmente destinadas e ao qual pertenceriam. Neste contexto, o conceito de lugar original envolve, igualmente, a idéia de destinação original, onde o “porquê” e o “para onde” de uma obra se identifi cam. As relações entre a arquitetura, o espaço e as obras de arte se revelam aí em toda a sua complexidade. A tematização destas questões nas obras destes dois pensadores - que envolve essencialmente a interdependência entre a obra, o tempo e o espaço - levantou aspectos extremamente signifi cativos e atuais, sendo capazes de lançar luz sobre diversas formas de linguagem da arte contemporânea, especialmente aquelas que se colocam diante do desafi o de agir diretamente sobre seu lugar, como as obras da Land-Art e as instalações. O condicionar ou ser condicionada pelo espaço e pelo tempo é, no que tange à obra, o verdadeiro enigma que subjaz a toda essa discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. Tradução de Píer Luigi Cabra. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1992.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica fi losófi ca. Tradução de Flávio Paulo Meuer. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

GADAMER, Hans-Georg. A atualidade do belo: a arte como jogo, símbolo e festa. Tradução de Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro Ltda., 1977.

HEIDEGGER, Martin. A Origem da Obra de Arte. Tradução de Maria da Conceição Costa. Lisboa: Edições 70, 1977.

HEIDEGGER, Martin. Sobre a Madona Sistina. Tradução de Nina de Melo Franco. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

HEIDEGGER, Martin. L’Art et l’Espace. In: Questions III-IV. Paris: Gallimard, 1996.

Publicado
2017-04-26
Seção
Filosofia