O tecido da cena
Resumo
O texto interroga o conceito de dramaturgia da cena a partir de refl exões teóricas de Brecht, Artaud, Grotóvski e Barba. Ele busca precisar as relações entre a escritura cênica e criação do espectador, realizando a leitura de encenações contemporâneas brasileiras frutos de processos polifônicos de construção.
Downloads
Referências
ABREU, Luís Alberto de. A restauração da narrativa. In: O PERCEVEJO. Revista do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Unirio. Rio de Janeiro: Editora da Unirio. n. 9, p.115-125, 2000.
ABREU, Luís Alberto de Processo colaborativo: relato e reflexões sobre uma experiência de criação. Não publicado.
ARAÚJO, Antônio C. A Gênese da Vertigem: o processo de criação de O Paraíso Perdido. Dissertação de Mestrado defendida na Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1987.
ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 2004.
ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. São Paulo: Abril, 1984.
BARBA, E.; SAVARESE, N. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo, Campinas: Hucitec, 1995.
BARTHES, R. Oeuvres Complètes. Paris: Gallimard, 1990.
BONASSI, Fernando. Apocalipse, 1:11. In: ARAÚJO et al. Trilogia bíblica. São Paulo: Publifolha, 2002.
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2003.
BORNHEIM, Gerd. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
CAETANO, Elvina et al. Casa das Misericórdias. Não publicado.
CHARAUDEAU, PATRICK. Une analyse sémiolinguistique du discours. IN : Langages, n. 117. Paris: Larousse, 1995.
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2002.
ECO, Umberto. Obra Aberta. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.
GROTÓVSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
NICOLETE, Adélia. O Texto Teatral: reflexões sobre alguns processos de criação da dramaturgia contemporânea. Monografia apresentada para a conclusão do curso de Pós-Graduação (lato sensu) em Didática do Ensino Superior do Centro Universitário de Santo André, Santo André, 2002. O Percevejo. Revista do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Unirio. Rio de Janeiro: Editora da Unirio, n. 9, 2000.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
REWALD, Rubens. Caos/dramaturgia. São Paulo: Perspectiva, 2005.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
TODOROV, Tzvetan. Poética da prosa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.