A dimensão multicultural da nova filosofia da educação musical
Resumo
Este artigo analisa a abordagem multicultural da experiência com música, proposta pela Nova Filosofi a da Educação Musical (NFEM), dentro de seu modelo multidimensional. Apresento, primeiramente, as idéias centrais do multiculturalismo e em seguida sua infl uência na visão multidimensional da NFEM, que comporta uma tríplice compreensão do termo ‘música’: uma atividade humana universal, uma atividade humana com manifestações contextualizadas e a cristalização desta atividade na forma de obras musicais. Ao tensionar alguns conceitos e idéias, sobretudo a respeito da diferença, levanto algumas questões a serem repensadas pela abordagem multicultural em Educação Musical (EM), a partir da proposta da NFEM.
Downloads
Referências
BARBOSA, A. M. Tópicos utópicos. São Paulo: Com-Arte, 1998.
CASSIRER, E. A fi losofi a do Iluminismo. Tradução de Álvaro Cabral. Campinas: UNICAMP, 1997.
ECO, U. Apocalípticos e integrados. Tradução de Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2000.
ELLIOTT, D. Music as culture: toward a multicultural concept of arts education. Journal of aesthetic education, v. 24, n. 1, p.147-166, 1990.
ELLIOTT, D. Music Matters: a new philosophy of music education. Oxford: University Press, 1995.
MACINTYRE, A. Tras la virtud. Tradução de Amelia Valcárcel. Barcelona: Editorial Crítica, 1987.
MACLAREN, P. Multiculturalismo crítico. Tradução de Bebel Orofi no. São Paulo: Cortez, 1997.
MEYER, L. Emotion and meaning in music. Chicago: University of Chicago Press, 1956.
MEYER, L. Music, arts and ideas: patterns and predictions in twenty-century cultures. Chicago: University of Chicago Press, 1967.
PENNA, M. Diretrizes para uma educação artística democratizante: a ênfase na linguagem e nos conteúdos. In: PEREGRINO, Yara Rosas (Coord.). Da camiseta aomuseu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: Editora UFPB, 1995, p. 47-53.
RYLE, G. The concept of mind. New York: Penguin Books, 1963.
SEMPRINI, A. Multiculturalismo. Tradução de Laureano Pelegrin. Bauru: EDUSC, 1999.
WALKER, R. Multiculturalism and music re-attached to music education. Philosophy of music education review, v. 8, n. 1, p. 31-39, 2000.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.