Materialidade cênica como linguagem

  • Luiz Carlos Garrocho
Palavras-chave: Materialidade cênica, linguagem, cena, teatro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2006.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 1989.

COHEN, Renato. Working in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998.

COHEN, Renato. Pós-Teatro: Performance, tecnologias e novas arenas de representação. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/proximoato/Papers/Texto%20

PORT%20renato%20cohen.doc. Ativo em 04.05.2007.

DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 1999.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 5. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa – São Paulo: Editora 34, 1997.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade. Conferência no 6º Encontro Mundial de Artes Cênicas (ECUM). Curadoria de Antônio Araújo. Belo Horizonte: 20 de março de 2008.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Prefácio de Peter Brook. Tradução de Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

KIRBY, Michael. A formalist theatre. Philadelphia/EUA: University of Pennsylvania Press, 1987.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-dramático. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac & Naif, 2007.

MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.

LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial? Tradução de Marcos Maocionilo e Saulo Krieger. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

PELBART, Peter Pál. Vida Capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.

ROMANO, Lúcia. O teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo: Perspectiva- Fapesp, 2005.

Publicado
2017-04-26
Seção
Dossiê Teatro: Paisagens Pós-dramáticas e outras poéticas da cena contemporânea