https://periodicos.ufop.br/raf/issue/feed Artefilosofia 2024-12-29T13:51:45-03:00 Imaculada Kangussu artefilosofia.defil@ufop.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">ISSN: 2526-7892.<br>O Periódico publica artigos na área de Estética e Filosofia da Arte. Os trabalhos deverão ser inéditos (salvo o caso de traduções). No caso de traduções, o texto deve estar acompanhado do original e, caso o texto traduzido não esteja em domínio público, é necessária uma autorização do autor/da autora (caso este/esta seja detentor dos direitos da obra traduzida) ou da detentora/do detentor dos direitos autorais desta pessoa (membro de família, editora, outra instituição, etc.), ou ainda de uma licença <em>creative commons</em>.&nbsp; O mesmo se aplica à transcrição de entrevistas.<br>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (​PPGFIL) do Instituto de Filosofia Artes e Cultura (IFAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).<br>Periodicidade: Publicação contínua [<em>rolling pass]</em>.</p> <p style="text-align: justify;">Qualis A3 (quadriênio 2017-2020).</p> https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/6942 Un écart liminal 2024-12-29T13:50:53-03:00 carolina alfradique leite alfradiquecarolina@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">L’à travers (through) est une notion centrale dans la pensée de John Cage. Ce terme apparaît dans les écrits de l’artiste comme un outil conceptuel recouvrant un série d’opérations concrètes mises en place par Cage ou observées par le compositeur dans les œuvres d’autres artistes. En quoi consiste cette notion de Cage ? Tout au long de cet article, nous nous attacherons à déployer cette question en mettant en lumière quelques convergences entre l'approche du compositeur nord-américain et l'utilisation du verre dans certaines œuvres architecturales modernes. </span></p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 carolina alfradique leite https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/5548 Transdução e tecnoestética 2024-12-29T13:51:19-03:00 Danilo Rossetti d.a.a.rossetti@gmail.com <p>Propomos um estudo da relação entre som acústico e percepção auditiva por uma abordagem que tangencia a psicoacústica, tendo como principal elemento a noção de transdução. Abordamos o problema da análise de alguns processos transdutivos no contexto da prática musical, suas analogias e inter-relações, como no gesto instrumental, na utilização de aparatos técnicos na realização da música mista, e na escuta. A hipótese apresentada assume que através do detalhamento desses processos e por uma visão baseada na tecnoestética poderá haver uma aproximação das relações entre os universos acústico e perceptivo no contexto musical. A tecnoestética considera a estética como uma categoria da ação a partir do estudo da formação de sistemas de ação que aproximam sujeito e objeto, englobando objetos técnicos, realidade estética e propagação energética. A partir dessas duas categorias, realizamos uma discussão sobre os processos criativos e performance da obra <em>Mikrophonie I</em>, para tam-tam e sons eletrônicos produzidos ao vivo, de Karlheinz Stockhausen, obra na qual existe a formação de sistemas de mútua interferência formados por grupos de músicos. Realizamos a análise desses processos e concluímos ressaltando as principais ideias desveladas por esta abordagem. &nbsp;&nbsp;</p> 2024-12-19T12:04:13-03:00 Copyright (c) 2024 Danilo Rossetti https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/5275 Sobre o Abuso no Uso de Micro-Pausas 2024-12-29T13:51:06-03:00 Henrique Iwao henriqueiwao@gmail.com <blockquote class="western">Micro-pausas são tratadas nessa pesquisa como pausas audiovisuais caracterizadas por suas durações individuais estarem situadas entre o imperceptível e o limiar do perceptível. Se utilizadas em demasia, podem produzir efeitos claramente perceptíveis e alterações nos fenômenos que parasitam. Mas e se não se acumularem? Possuem alguma potência, na sua qualidade de imperceptíveis? (1) Reune citações e resumos de episódios ficcionais onde uma forma contagiosa sequestra processos mentais e informacionais (<span style="font-size: small;">CCRU</span>, Pat Cadigan); introduz a possibilidade da construção de uma paranóia ligada a movimentos e sons imperceptíveis (GX Jupiter-Larsen). (2) Apresenta quase-ficções em forma de teoria: a linha-zero como plano gótico da produtividade (Mark Fisher), a confundir-se com a morte (Georges Bataille) e a extrapolar-se nas figuras do sono e do lapso. E então, o código morse como estratégia de comunicação com esse plano. (3) Formula uma definição aplicável de micro-pausa, a postulando como não micro-métrica e abaixo da escala temporal micro. (4) Procura reunir as três abordagens anteriores e descrever duas obras artísticas em processo e um evento de arte sonora, as três criadas pelo autor.</blockquote> 2024-12-21T00:20:45-03:00 Copyright (c) 2024 Henrique Iwao https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/7745 Prick up Your Ears 2024-12-29T13:51:45-03:00 Patrick ffrench patrick.ffrench@kcl.ac.uk <p>If in Hegel the Ancient Greek ‘subjectivizes’ the sounds of Nature that s/he interrogates, in the more contemporary accounts of listening the subject is split; the echo comes back not from within, but through the other scene or stage of desire and the drive, and through the circuitous paths of language. To have one’s ears cocked is to be subject to the tragic and erotic dimensions of listening.&nbsp;</p> 2024-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Patrick ffrench https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/7744 10.01 2024-12-29T13:51:32-03:00 Timothy Mathews t.mathews@ucl.ac.uk <p>This lyric essay is a version of the one in Chronicles of Art and Hope, published later in 2025 by Ma Bibliothèque. This is a collection where in response to more artworks, various forms of writing help me shine various lights on force, on vulnerability, and on ways to reach out without stifling.</p> 2024-12-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Timothy Mathews