Políticas Editoriais
Políticas editoriais – ArteFilosofia.
Política de direitos autorais e licenciamento:
Nos trabalhos aceitos para a publicação na Revista Artefilosofia, desde o volume 15, n. 29 (2020), os autores detêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/, que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria, publicação inicial nesta revista, sem reuso comercial e com possibilidade de adaptações (como tradução) desde que redistribua com a mesma licença.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Artefilosofia.
Nota: a partir do volume 17, n. 31 (2022), todos os autores e todas as autoras são os detentores dos direitos autorais. Entre o volume 16, n. 20 (2021) e o volume 15, n. 28 (2020), no caso de alguns textos, os detentores são os autores; em outros textos, os direitos pertencem à revista Artefilosofia. Antes do volume 15, n. 28 (2020), a detentora dos direitos de todos os textos era a revista Artefilosofia.
Política de Acesso livre:
Este é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente, sem cobrança de taxa ao usuário/à usuária ou à instituição a que pertence. É permitido aos usuários/às usuárias ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou remeter link aos textos completos dos artigos, traduções, editoriais, resenhas ou entrevistas. É, também, permitido que utilizem estes materiais para qualquer outro propósito legal, sem solicitar permissão prévia à revista ou ao autor/à autora.
Periodicidade:
Publicação contínua [rolling pass]. Pode haver entre zero e dois dossiês por ano. A partir de 2024, o número correspondente ao dossiê também será em Publicação contínua [rolling pass].
Declaração de Privacidade:
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Política de verificação de similaridade (plágio):
A revista Artefilosofia utiliza o CopySpider como programa de detector de plágio, visando ao teste de conteúdos, comparando com eventuais cópias indevidas. Entende-se um documento com cópias indevidas aquele em que se adapta ou se transcreve trechos de outros documentos sem apresentar citações de referências bibliográficas.
Política de autoria e multiautoria:
Todos os autores e autoras listados/as no manuscrito devem ter contribuído de forma significativa para o trabalho submetido e admitir tê-lo feito. O manuscrito deve, ademais, listar todos os indivíduos que se reconhecem como autoras/autores do texto. Todos os autores e autoras devem ter lido e aprovado a versão enviada para publicação. Mudanças de autoria após o envio do texto não são permitidas.
Cada autor/autora só pode submeter um texto por ano (seja artigo, tradução, resenha ou entrevista), seja voluntariamente, seja mediante convite. Isso se reflete nas publicações, também. Só se pode publicar um texto por ano na Artefilosofia. Por exemplo, no caso de um artigo "A" ser submetido em 2022 e aprovado em 2023, o autor/a autora do artigo "A" pode submeter um artigo "B" em 2023, porém "B" só será publicado em 2024. No caso de dossiê, a prioridade será dada ao artigo do dossiê, e artigo de fluxo contínuo será publicado só no ano posterior ao dossiê, mesmo que tenha sido aprovado antes. Uma exceção é o caso em que um organizador de dossiê publica editorial e artigo como convidado, por exemplo.
No caso de professores/as da UFOP ou pesquisadores/as da UFOP, só é permitido um texto a cada dois anos. Esta medida visa incentivar a pesquisa não-endógena. O único tipo de texto que pode ser publicado a cada ano por um indivíduo filiado à UFOP é o Editorial, por fins práticos de funcionamento da revista.
Política de avaliação:
Todos os trabalhos submetidos à revista ARTEFILOSOFIA são previamente avaliados pela Equipe Editorial e selecionados de acordo com a sua afinidade à política editorial da Revista.
Os textos selecionados serão objeto de pareceres de membros do Conselho Editorial e/ou pareceristas ad hoc. Cabe ao conselho editorial endereçar os textos selecionados a pareceristas com titulação mínima de mestre, escolhidos/as em âmbito nacional e internacional, cuja formação, atuação acadêmica e profissional esteja de acordo com os textos a eles/elas encaminhados. Esses/essas pareceristas - sendo ou não membros do banco de pareceristas da Revista Artefilosofia - serão selecionados/as através de busca em periódicos da área, na Plataforma Lattes, no Academia.edu e sites afins.
Os textos submetidos devem estar em conformidade com a totalidade das normas editoriais da Revista e pertencer aos campos de Estética e Filosofia da arte, bem como a ramos de estreita afinidade (história da arte, psicologia, arquitetura, teatro, por exemplo).
A revista ARTEFILOSOFIA opera no sistema de avaliação por pares, em modalidade duplamente anônima [double blind peer review].
Artigos de convidados:
Seção dedicada a artigos que foram encaminhados à revista mediante convite, e que, portanto, não passam pelo processo de avaliação pelos pares. A seção está voltada a professores/as e pesquisadores/as com notório saber na área. Não obstante o convite, convidados e convidadas devem respeitar as normas de formatação e padrões de citação da revista.
Artigos nessa categoria fazem parte de edições regulares, dossiês e números especiais. Consistem em trabalhos realizados exclusivamente para a edição. O máximo de convites por número é 3 (três).
Dossiês:
Os dossiês são sugeridos por:
- Editoras e editores;
- Comunidade acadêmica em geral, via editais.
As propostas são julgadas pelo corpo editorial da revista Artefilosofia, de acordo com os seguintes critérios: (1) Adequação à linha de Pesquisa Estética e Filosofia da arte e suas interfaces; (2) Relevância do tema e (3) Abertura a colaborações internacionais.
Os projetos aprovados terão as chamadas para submissões agendadas de acordo com o calendário da revista. A partir de janeiro de 2024, os dossiês serão no formato publicação contínua (rolling pass), de modo que os textos serão publicados à medida que as decisões editoriais de aprovação forem tomadas. Os organizadores/as organizadoras do dossiê devem ler as normas de publicação e políticas editoriais da revista ArteFilosofia. Em seguida, devem assinar, a partir de julho de 2023, um termo em que reconhecem (1) as normas e as políticas editoriais da revista, (2) a dimensão política da função do Editor-chefe da ArteFilosofia e de todas as revistas científicas. Segundo Marcos Eduardo de Sousa, do Portal de Periódicos da UFOP, "uma dimensão que é muito pouco percebida pelos pesquisadores é a dimensão política da função do editor-chefe dos periódicos. E quanto mais bem indexado e mais alto nos estratos do Qualis, maior e mais forte é essa dimensão política".
No projeto de proposta para dossiê devem constar Título, Texto da chamada para submissões (português e inglês - máximo 500 palavras) e Nome dos organizadores/das organizadoras. São atribuições dos organizadores e das organizadoras acompanhar e avaliar os artigos submetidos, fazer convites segundo critérios da revista, designar pareceristas e definir a ordem e a arte de capa da publicação. No caso de convidados, quem convidar, se responsabiliza pela publicação do início até o final do processo, inclusive adequação às normas da revista, lembrando que máximo de convites por número é 3 (três).
A revista Artefilosofia se reserva o direito de cancelar/dissolver dossiês, caso haja desrespeito às políticas editoriais da revista e tentativas repetidas de desautorizar o Editor-chefe ou seus colegas editores/editoras adjuntos/adjuntas. Tentativas insistentes de publicar traduções sem passar pelo duplo cego ou sem respeitar direitos autorais; tentativas de publicações simultâneas; incitação à tensões e divisão no corpo editorial, todos configuram motivos legítimos para dissolução de um dossiê. Neste caso, se já tiver havido avaliações em duplo-cego e decisões editoriais favoráveis a determinado texto, o autor/a autora pode escolher publicar no fluxo contínuo ou retirar a submissão.
Chamada fechada:
A seção 'Chamada Fechada' destina-se a artigos avaliados pelos pares, mas que fazem parte de uma chamada restrita a participantes de eventos acadêmicos e por isso não são amplamente públicas.
As chamadas se destinam à totalidade dos participantes do evento acadêmico e não é permitido selecionar individualmente aqueles que poderão ou não submeter trabalhos. Fica a critério dos organizadores e das organizadoras de cada edição estabelecer qual o nível de formação mínima exigida para a submissão nessa seção.
Os organizadores/as organizadoras de chamada fechada devem ler as normas de publicação e políticas editoriais da revista ArteFilosofia. Em seguida, devem assinar, a partir de julho de 2023, um termo em que reconhecem (1) as normas e as políticas editoriais da revista, (2) a dimensão política da função do Editor-chefe da ArteFilosofia e de todas as revistas científicas. Segundo Marcos Eduardo de Sousa, do Portal de Periódicos da UFOP, "uma dimensão que é muito pouco percebida pelos pesquisadores é a dimensão política da função do editor-chefe dos periódicos. E quanto mais bem indexado e mais alto nos estratos do Qualis, maior e mais forte é essa dimensão política".
A revista Artefilosofia se reserva o direito de cancelar/dissolver chamadas fechadas, caso haja desrespeito às políticas editoriais da revista e tentativas repetidas de desautorizar o Editor-chefe ou seus colegas editores/editoras adjuntos/adjuntas. Tentativas de publicações simultâneas ou aproveitamentos de textos já publicados; incitação à tensões e divisão no corpo editorial, todos configuram motivos legítimos para dissolução de um dossiê.
Os textos aceitos serão publicados no número atual (devido ao modelo rolling pass) ou em números subsequentes, a critério da programação editorial do periódico.
Traduções:
As traduções devem vir acompanhadas de autorização formal do autor/da autora (quando este/esta for detentor dos direitos autorais) ou do detentor/da detentora dos direitos autorais (membro familiar, editora, etc.) ou, ainda, licença de uso creative commons que permita tradução, no caso de textos fora de domínio público. Além disso, deve vir acompanhada do original do texto. No caso de traduções nas quais o autor/a autora possua obra em domínio público, basta o texto original anexado.
O tamanho das traduções pode variar entre 1 (uma) e 30 (trinta) páginas de processador de texto, segundo as normas de edição de texto da revista.
Entrevistas:
Só aceitamos (I) transcrições de entrevistas consensualmente cedidas diretamente ao autor/a autora da transcrição. Caso contrário, só aceitamos (II) transcrições de entrevistas que estejam em domínio público ou (III) traduções de entrevistas em formato de texto que estejam em domínio público.
O tamanho das entrevistas pode variar entre 1 (uma) e 30 (trinta) páginas de processador de texto, segundo as normas de edição de texto da revista.
Requisitos de submissão (pré-avaliação):
As submissões são feitas exclusivamente através do site da revista, mediante realização prévia de cadastro no sistema;
A contribuição deve ser original e inédita: não serão admitidos plágios ou autoplágios, parciais ou integrais; a contribuição não pode estar em processo de avaliação para publicação em outro meio editorial;
A revista Artefilosofia aceita trabalhos de doutorandos/as regularmente inscritos/as em programa de pós-graduação, pesquisadores/as com grau de doutor ou superior. A mesma regra vale para os casos de coautoria;
Os autores/as autoras deverão ter uma identidade ORCID. O cadastro é gratuito e pode ser feito em https://orcid.org/my-orcid. Esta medida é para fins de indexação e conceito QUALIS. Segundo a Plataforma Lattes, o ORCID está bem localizado entre editoras, financiadores e instituições voltadas à pesquisa;
Serão aceitos para publicação artigos nas línguas: portuguesa, espanhola, italiana, francesa, alemã e inglesa;
O texto deverá estar escrito em espaço simples; utilizar uma fonte de 12-pontos; empregar negrito em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas têm que ser inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos;
As traduções devem vir acompanhadas de autorização formal do autor/da autora (quando este/esta for detentor dos direitos autorais) ou do detentor/da detentora dos direitos autorais (membro familiar, editora, etc.) ou, ainda, licença de uso creative commons que permita tradução, no caso de textos fora de domínio público. Além disso, deve vir acompanhada do original do texto. No caso de traduções nas quais o autor/a autora possua obra em domínio público, basta o texto original;
O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Submissões | Artefilosofia (ufop.br);
O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word (.doc ou .docx);
O nome do autor/da autora, a mini-biografia, a afiliação institucional e o endereço de e-mail devem ser informados apenas no formulário de submissão e nunca no corpo do texto;
Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em “Assegurando a avaliação pelos pares cega” (Assegurando a avaliação cega pelos pares | Artefilosofia (ufop.br)) foram seguidas;
URLs para as referências foram informadas quando possível.
Política de autoarquivamento:
Autores/as tem permissão e são encorajados/as a submeter seus documentos a páginas pessoais ou portais institucionais, antes e após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).
Taxas:
Não são aplicadas nenhum tipo de taxas aos autores.
A revista Artefilosofia realiza todo o processo de submissão, avaliação e editoração de forma gratuita.
Capas:
As capas, por tradição, consistem de contribuições feitas voluntariamente, seja por convite, seja por espontânea vontade e explicitação de interesse via e-mail com a equipe da revista. As capas são pinturas, fotografias ou artes digitais, consistindo de contribuições não-remuneradas, preferencialmente acompanhadas do processo de adequação da figura ao tamanho adequado ao site da revista, e também da inserção das fontes “nirvana.ttf” e “nirvana2.ttf” com o título da revista. Os detalhes e instruções são enviados à/ao artista. A partir de 2024, é possível ao/à artista contribuir com um ou dois parágrafos explicativos/reflexivos sobre a capa no Editorial, resultando em coautoria no Editorial da revista.
Políticas de ética e boas práticas:
É de suma importância o respeito mútuo entre autores e autoras, de um lado, e editores e editoras, de outro. O mesmo vale para as relações de editores/as entre si, editores/as e pareceristas e editores/as da revista em relação a editores/as de seção. O desrespeito a editores pode se dar de maneiras diversas: uso de linguagem chula, uso de argumentos de autoridade ou "carteiradas", ameaças, desautorização (por exemplo, considerar editor de dossiê dotado de maior poder de decisão na revista que os editores residentes, etc.). Censura de cunho político-ideológico também deve ser evitada e será levada em conta na decisão editorial.
Ética e segurança digital:
Como a revista trabalha com fluxo considerável de arquivos, é bom termos cuidados com o estado destes arquivos. Ciberataques aumentam a cada ano, e segurança digital se mostra valiosa. Levando em conta esse contexto, zelar pela segurança digital é análogo à zelar pela saúde do corpo e, portanto, é importante se prevenir para evitar a disseminação dos vírus digitais. Por isso, recomendamos o uso de bons antivírus, inclusive gratuitos, como o Kaspersky Free ou o ESET online scanner. Para saber mais a respeito, recomendamos: https://youtube.com/playlist?list=PLQfECKnJK6Rz9qY1__n_Bv7i4mJdBrX1e. Acesso em: 08 mai. 2023.
Conflitos de interesse:
(a) Nível do autor/da autora:
No ato da submissão, o autor é obrigado a declarar possíveis vínculos profissionais, financeiros e pessoais, bem como conflitos ou situações que suscitam dúvidas acerca da imparcialidade e da idoneidade no desenvolvimento do estudo ou dos resultados alcançados. Entre outras situações, isso engloba a declaração da instituição e/ou o departamento ao qual o autor é vinculado, a explicitação do financiamento da pesquisa que gerou a publicação, além da indicação dos casos de competição acadêmica e ligações pessoais. Os possíveis conflitos de interesses obliterados serão analisados e julgados sob as diretrizes do COPE - Committee on Publication Ethics (Comitê sobre Ética de publicação). Conferir a respeito em: Conflicts of interest / Competing interests | COPE: Committee on Publication Ethics e em Introducción a la Ética de la Publicación | COPE: Committee on Publication Ethics.
(b) Nível da/do parecerista:
Cabem aos/às pareceristas se absterem de emitir parecer e comunicar à equipe editorial casos de conflitos de interesses tais como o reconhecimento do autor, o envolvimento do parecerista com o laboratório ou departamento em que o autor trabalha ou trabalhou, se o texto for de autor que o parecerista orienta ou orientou, ou ainda outras relações competitivas, colaborativas e de natureza similar. Conferir a respeito em: Ethical guidelines for peer reviewers (English) | COPE: Committee on Publication Ethics e em Introducción a la Ética de la Publicación | COPE: Committee on Publication Ethics.
(c) Nível do editor/da editora:
Qualquer suspeita de má conduta editorial, os autores e leitores em geral devem contatar os editores através dos e-mails divulgados na página de Expediente da revista. Alegações dessa natureza serão investigadas sob aviso e com a participação de todos os envolvidos. Censura de cunho político-ideológico também deve ser evitada e será levada em conta na decisão editorial.
Uma vez recebidas denúncias de má conduta, a equipe editorial instaura um processo de investigação. Se confirmadas as suspeitas, serão tomadas medidas que podem modular de simples correção do texto e/ou atribuição dos devidos créditos a quem de direito até a retratação completa do artigo.
Retratação:
Editores/as devem considerar retratar uma publicação se:
Eles possuem clara evidência de que os achados não são confiáveis, devido a erro oriundo de dados forjados ou de falsificação;
A publicação constitui plágio, tradução ou publicação simultânea sem autorização;
Os achados foram publicados anteriormente em outro lugar sem atribuição devida a das fontes prévias ou autorização e nem justificativa (casos de publicação redundante);
Contém dados, figuras etc. sem permissão para uso;
Relata pesquisa antiética;
Fere direitos autorais ou privacidade alheia;
Foi publicada com base em um processo comprometido/corrupto de revisão em duplo cego por pares;
Os/as autores/as ou pareceristas não relataram conflito de interesse. Esse trecho foi parcialmente traduzido e parcialmente parafraseando de Retraction guidelines | COPE: Committee on Publication Ethics. Acesso em: 08 Mar. 2023.
Notas de retratação devem:
Estar ligadas ao artigo sempre que possível (isto é, em todas a versões online);
Identificar claramente o artigo retratado;
Ser claramente identificadas como retratação;
Ser publicadas prontamente para minimizar efeitos nocivos;
Estar livremente disponíveis a todos os leitores e leitoras (ou seja, não ser exclusivas a assinantes);
Declarar quem faz a retratação;
Declarar o motivo da retratação;
Ser objetivas, precisas e não conter inguagem agressiva. Esse trecho foi parcialmente traduzido e parcialmente parafraseando de Retraction guidelines | COPE: Committee on Publication Ethics. Acesso em: 08 Mar. 2023.