https://periodicos.ufop.br/redumat/issue/feedRevista da Educação Matemática2019-07-26T19:08:40-03:00Open Journal Systems<p><strong>ESTA REVISTA FOI ENCERRADA</strong></p> <p>ISSN: 2237-809X</p>https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/1993"SAÚDE E NÚMEROS": UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O PROEJA2019-07-26T19:08:38-03:00Paula R. de Mirandamarcosbastossilva@gmail.comEliane S. Gaziremarcosbastossilva@gmail.comEste trabalho faz parte da pesquisa do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC – Minas, tendo por objetivo contribuir para o ensino de Matemática no Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e adultos (PROEJA). Apresenta-se uma proposta de material didático para o ensino de Matemática para o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde na modalidade PROEJA.Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/1994UMA PROPOSTA HISTÓRICO-TEMÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: TEOREMA DE TALES E TEOREMA DE PITÁGORAS2019-07-26T19:08:39-03:00Márcia Nunes Santosmarcosbastossilva@gmail.comMarger da Conceição Ventura Vianamarcosbastossilva@gmail.com<span>O objetivo desta pesquisa é desenvolver atividades histórico-temáticas envolvendo a História da Matemática relativa ao Teorema de Tales e Teorema de Pitágoras, contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos. Será elaborado um sistema de atividades a serem desenvolvidas por duas turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada no distrito de Santo Antônio do Leite, Ouro Preto, Minas Gerais. A coleta de dados será feita por meio de um pré-teste, pós-teste, questionários, registros das atividades e caderno de campo da pesquisadora. A análise dos dados será feita de forma qualitativa e quantitativa. Procurar-se-á verificar se houve e quais foram as contribuições que a proposta de ensino promoveu para a aprendizagem dos conteúdos pretendidos.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/1995INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DE UM CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO2019-07-26T19:08:39-03:00Fernanda Pereira Santosmarcosbastossilva@gmail.comMarger da Conceição Ventura Vianamarcosbastossilva@gmail.com<span>Com esta pesquisa pretende-se reestruturar ou reformular o Currículo de Matemática de um Curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico, levando em consideração as disciplinas técnicas. Inicialmente será realizada uma revisão da literatura sobre a teoria curricular. Com isso verificar-se-á quais as mudanças que o estudo interdisciplinar entre a Matemática e as disciplinas técnicas podem proporcionar ao currículo em ação. Desenvolver-se-á, inicialmente uma verificação do currículo de Matemática de um determinado curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico do IFBaiano. Será considerado o currículo apresentado ao Ministério da Educação (MEC) no Projeto de Implementação do curso. Na inexistência deste será proposta a elaboração de um currículo à Instituição de ensino, de acordo com as etapas metodológicas: análise dos objetivos e ementas das disciplinas técnicas do curso. Essa análise será estruturalista e tipológica e envolverá entrevista voluntária com os professores das referidas disciplinas sobre a importância de conteúdos matemáticos para o desenvolvimento das mesmas. Comparação da disposição das referidas disciplinas no fluxograma dos cursos, conteúdos matemáticos abordados, a precedência dos mesmos no currículo e os objetivos desses para as disciplinas técnicas. Análise da estruturação dos conteúdos de Matemática para auxiliar na aprendizagem das disciplinas técnicas, com a participação voluntária dos professores de Matemática, para a reestruturação curricular, se necessária. Elaborar um sistema de atividades interdisciplinares para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática que contemple habilidades e competências para as aplicações necessárias à aquisição do conhecimento técnico operacional das disciplinas técnicas. Implementação de forma experimental do novo currículo a ser elaborado, em algumas turmas escolhidas de forma aleatória, para a verificação do currículo em execução.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/1996AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE 6º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE MARIANA – MG (SEDE)2019-07-26T19:08:39-03:00Alessandra Ladeira Lopesmarcosbastossilva@gmail.comAna Cristina Ferreiramarcosbastossilva@gmail.com<span>Na presente pesquisa, procurou-se identificar e comparar as atitudes em relação à Matemática de alunos de 6º e 9º anos do Ensino Fundamental. Participaram do estudo 472 alunos de sete escolas públicas de Mariana (sede), em dois turnos: manhã e tarde, sendo 313 dos 6os anos e 159 dos 9os anos. Os instrumentos utilizados foram: escala de atitudes do tipo Likert e questionário contendo três questões abertas envolvendo a opinião dos alunos sobre as aulas de Matemática, preferência por disciplinas e sugestões para melhoria das aulas de Matemática. O resultado evidenciou uma diferença significativa entre as atitudes dos alunos de 6os e 9os anos do Ensino Fundamental, apontando atitudes mais favoráveis no 6o ano. Em termos gerais, 64 alunos escolheram a Matemática como disciplina preferida (46 dos 6os anos e 18 dos 9os anos), 109 alunos consideram essa disciplina a que menos gostam (68 eram alunos dos 6os anos e 41 dos 9os anos). As respostas dadas pelos alunos evidenciam uma insatisfação em relação aos professores, pois grande parte das respostas está relacionadas a ele. Esse estudo reforça as conclusões de diversos outros: o professor desempenha um papel essencial no desenvolvimento das atitudes de seus alunos em relação à Matemática e precisam tomar consciência disso.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/1997MATEMÁTICA E MÚSICA: UM PROJETO DE MODELAGEM SOB UMA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO ANALÓGICO2019-07-26T19:08:39-03:00Chrisley Bruno Ribeiro Camargosmarcosbastossilva@gmail.com<span>Nesse artigo, apresento algumas hipóteses levantadas em uma pesquisa científica sobre as relações entre Matemática e Música que, em geral, são tratadas como campos de saber completamente isolados um do outro. No trabalho outrora desenvolvido, pode-se constatar analogias e similaridades existentes nessas duas áreas, capazes de proporcionar aplicações, utilizando estratégias de ensino, aspectos práticos e teóricos relacionados à Modelagem Matemática, no ensino e aprendizagem da Matemática. Tratarei aqui, um pouco sobre as relações entre Matemática e Música, coligadas às teorias sobre o Pensamento Analógico para construção de significados, mantendo aporte teórico principalmente em teorias de Abdounur, Lévy e Machado. Pretendo indicar possíveis implementações ou aplicações de projetos que proporcionem modelos matemáticos relacionados à Música, numa perspectiva de proporcionar algo significante e motivador aos alunos, professores e educadores.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/1998A GEOMETRIA NA MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL2019-07-26T19:08:39-03:00Régis Luiz Guerra Zampamarcosbastossilva@gmail.comCorina de Fátima Moreira Vieiramarcosbastossilva@gmail.com<span>Este trabalho tem como tema o ensino da geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental, dando ênfase no uso do Tangran. Para tanto foram analisadas algumas bibliografias que já pesquisaram e relataram sobre o tema em questão. Sabe-se que a educação matemática deve sempre estar voltada para a necessidade que o aluno tem de construir sua lógica operatória, e, conseqüentemente as estruturas mentais dos números e das operações elementares. A proposta deste trabalho é o relatar, como desenvolver o raciocínio do aluno por meio de materiais manipuláveis, estratégias diferentes, construção de figuras e o cálculo mental. Acredita-se que no processo de desenvolvimento de estratégias na construção do Tangran o aluno envolve-se com o levantamento de hipóteses e conjecturas, aspecto fundamental do pensamento cientifico, inclusive matemático. Percebe-se que é preciso envolver o aluno para que ele se sinta encorajado a refletir sobre suas ações, sem medo de aprender a pensar, explorar e descobrir. Concluí-se, portanto que construir figuras, principalmente, em grupo é uma conquista social cognitiva muito importante na educação das crianças, tendo que ser desenvolvida nas fases iniciais e estimulada ao longo do tempo, para que o objeto real da aprendizagem seja concretizada de acordo com as finalidades dos processos educacionais. Enfim, constata-se que a geometria tem grande importância na construção do conhecimento matemático.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/1999O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA COMPREENSÃO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA USUAL2019-07-26T19:08:39-03:00Davidson Paulo Azevedo Oliveiramarcosbastossilva@gmail.comMarger da Conceição Ventura Vianamarcosbastossilva@gmail.com<span>Esta pesquisa tem por objetivo estudar como o professor pode ter uma prática pedagógica que utilize a História da Matemática no processo de escrita e desenvolvimento da linguagem algébrica baseada no contexto sociocultural, cotidiano e nos fundos de conhecimento dos estudantes. Para isso, serão construídos modelos matemáticos a partir da vivência dos alunos e/ou que estão relacionados com a História da Matemática, a qual serve de apoio ao professor para entender como os estudantes constroem e desenvolvem uma linguagem algébrica própria.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2000REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: UFOP E IFMG-OP NUMA PARCERIA PELA BUSCA DA DIMINUIÇÃO DO ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NA DISCIPLINA2019-07-26T19:08:39-03:00Cristiano Sílvio de Jesusmarcosbastossilva@gmail.comJucileide das Dores Lucasmarcosbastossilva@gmail.comThierrse Fany Modesto Mapamarcosbastossilva@gmail.com<p>Em 2010, foi estabelecida uma parceria entre UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), e IFMG-OP (Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto). Foi oferecida, para alunos do curso de licenciatura em Física da última instituição uma monitoria da disciplina Cálculo Diferencial e Integral I. O objetivo foi auxiliar os alunos no estudo para uma avaliação final, que foi oferecida com o propósito de diminuir o índice de reprovação elevado nessa disciplina. Para isso, três alunos da UFOP ficaram responsáveis pela monitoria, que ocorreu durante duas semanas do mês de julho deste ano. Este documento fala sobre a experiência e sobre alguns resultados. É feita também uma reflexão sobre o problema do alto índice de reprovação no Cálculo I, considerando que este é um problema que ocorre em várias instituições de ensino superior.</p>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2001UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES DOS ALUNOS QUE SE INICIAM NO ESTUDO DA ÁLGEBRA2019-07-26T19:08:39-03:00Débora Silva Velosomarcosbastossilva@gmail.comAna Cristina Ferreiramarcosbastossilva@gmail.com<span>Embora seja fundamental no currículo de Matemática, a Álgebra figura como uma das áreas que oferece maiores dificuldades para professores e alunos. O presente texto é parte de uma Dissertação de Mestrado em andamento e tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca dessa temática. Tais reflexões são estabelecidas a partir de um diálogo entre as experiências docentes de uma das pesquisadoras e a literatura. O foco são as dificuldades enfrentadas por alunos que se iniciam no estudo da Álgebra.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2002RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EAD2019-07-26T19:08:39-03:00Débora Santos de Andrade Dutramarcosbastossilva@gmail.comMarger da Conceição Ventura Vianamarcosbastossilva@gmail.com<span>Este artigo se refere a uma pesquisa em curso no Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. Trata-se da utilização da Metodologia da Resolução de Problemas em ambientes virtuais de aprendizagem para promover a aprendizagem matemática na EAD, com o fito de responder à pergunta: Como a resolução de problemas em ambientes virtuais de aprendizagem pode contribuir para a aprendizagem da matemática em EAD? A população alvo são alunos do curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância da UFOP. Os recursos utilizados foram: problemas, questionários, fóruns, videoconferências, chats, correio eletrônico e artigos postados na Plataforma Moodle. Os dados coletados estão sendo organizados para a análise levando-se em consideração a literatura consultada. Espera-se que este estudo possa contribuir para o aperfeiçoamento das ferramentas utilizadas para a aprendizagem na EaD.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2003UM ESTUDO DE CASO SOBRE APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES COM O SOFTWARE WINPLOT E PLANILHA ELETRÔNICA EM UM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA2019-07-26T19:08:39-03:00Dênis E. C. Vargasmarcosbastossilva@gmail.comGláucia A. Silvamarcosbastossilva@gmail.com<span>Este trabalho é parte de uma pesquisa de iniciação científica, que relata a experiência com softwares gratuitos nas representações de funções, realizada com os alunos do curso integrado Técnico em Informática do campus Rio Pomba do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais. Foram abordadas atividades com questões contextualizadas em problemas pseudo-reais com o objetivo de ensinar funções. Para isso, foi feita a análise das estratégias utilizadas pelos estudantes frente a esses problemas.Resultados são apresentados.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2004A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO2019-07-26T19:08:39-03:00Maíra Kelly da Silva Pereiramarcosbastossilva@gmail.com<span>Este artigo é composto por uma análise dos principais softwares disponíveis para serem utilizados nas aulas de Matemática, fonte de estudo e pesquisa na especialização em Instrumentação Matemática ofertada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) [Este trabalho foi executado sob orientação do professor Luiz Manoel Figueiredo da Universidade Federal Fluminense]. Este instrumento de ensino tem sido utilizado por professores no intuito de aprimorar a compreensão de conteúdos diversos, desde resolução de equações e construções gráficas funcionais assim como traço de figuras geométricas e rotação em geometria espacial. Através da pesquisa realizada e exposta neste artigo, percebemos o perfil dos professores que empregam esses softwares, as vantagens e desvantagens de cada programa e algumas deficiências existentes ao se utilizar este recurso, que vai desde o despreparo de professores com novas tecnologias a falta de recursos para aquisição de softwares sofisticados e de microcomputadores.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2005A UTILIZAÇÃO DE FILMES EM SALA DE AULA: UM BREVE ESTUDO NO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS DA UFOP2019-07-26T19:08:39-03:00Roseana Moreira de Figueiredo Coelhomarcosbastossilva@gmail.comMarger da Conceição Ventura Vianamarcosbastossilva@gmail.com<span>Este trabalho é fruto de uma monografia realizada no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A pergunta geradora da pesquisa foi: Como os filmes, enquanto meios de ensino, têm sido utilizados em Cursos Superiores? O recorte foi feito para o Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da (UFOP). Há relevância neste tipo de estudo, pois dissertações e teses sobre o tema têm sido concluídas. Para responder à pergunta foi realizada a revisão bibliográfica necessária ao embasamento teórico do estudo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. A população alvo foram os professores do ICEB. Os dados obtidos foram organizados e analisados de modo qualitativo e quantitativo. O artigo contém breve história do cinema, discussão sobre sua importância na educação, o uso de filmes em sala de aula, a pesquisa de campo, os resultados e considerações. Além de ser de interesse de educadores, pode servir a leitores interessados numa visão crítica acerca dessa arte visual, fazendo dela fonte de conhecimento. Quiçá instigá-lo a utilizá-la apontando sugestões de emprego e oferecendo brechas para seu aperfeiçoamento.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2006O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS O USO DE SOFTWARES NO ENSINO: ALIADO OU VILÃO?2019-07-26T19:08:39-03:00Paula Reis de Mirandamarcosbastossilva@gmail.comSávio Lima Reismarcosbastossilva@gmail.com<span>Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada com alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Sudeste de Minas - Campus Rio Pomba, com a proposta de avaliar o uso de softwares na educação matemática, seus pontos positivos e negativos, uma vez que o uso desses softwares tem se apresentado não apenas como uma ferramenta de auxílio no desenvolvimento de tarefas, mas também como uma tendência mundial.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2007DESCOBRINDO AS PROPRIEDADES LOGARITMICAS POR MEIO DE INVESTIGAÇÃO2019-07-26T19:08:39-03:00Francisco Ramalho da Silvamarcosbastossilva@gmail.comMychelly Cristina de Assis Macedomarcosbastossilva@gmail.comSonyele Bittencourt Cassianomarcosbastossilva@gmail.comWanderlei Gonçalves Vilelamarcosbastossilva@gmail.comPaula Reis de Mirandamarcosbastossilva@gmail.com<span>Devido às dificuldades apresentadas na aprendizagem das propriedades de logaritmos, este trabalho descreve uma experiência de investigação matemática desenvolvida com alunos do primeiro ano do Ensino Médio tendo como objetivo levar os alunos a descobrirem e enunciarem tais propriedades. Os resultados apontam que os alunos foram capazes de resolver as atividades propostas, entretanto alguns estudantes encontraram certas dificuldades na resolução das atividades, na escrita com o rigor matemático e no momento de expressarem suas observações. Evidencia-se que o incentivo ao uso de descoberta guiada, desenvolve no aluno sua capacidade argumentativa e investigativa.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2008APLICAÇÕES DAS DERIVADAS NO CÁLCULO I: UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UTILIZANDO O GEOGEBRA2019-07-26T19:08:39-03:00Daniele Cristina Gonçalvesmarcosbastossilva@gmail.comFrederico da Silva Reismarcosbastossilva@gmail.com<span>Este artigo apresenta uma atividade investigativa relacionada a Aplicações das Derivadas utilizando o software GeoGebra. A partir de uma pesquisa teórico-bibliográfica sobre o ensino de Cálculo Diferencial e Integral, especificamente, sobre ensino de Derivadas e sobre a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação, na perspectiva da Educação Matemática no Ensino Superior, elaboramos a atividade que foi desenvolvida com alunos de Cálculo I do curso de Engenharia de Produção de uma Instituição de Ensino Superior particular de Minas Gerais. Por fim, apresentamos algumas considerações parciais, uma vez que o presente trabalho faz parte da pesquisa de nossa dissertação que está sendo desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2009USANDO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA: EXPLORANDO OS CONCEITOS DE FEIXE DE RETAS PARALELAS E CONCORRENTES2019-07-26T19:08:39-03:00Ivan Nogueira dos Santosmarcosbastossilva@gmail.comFrederico da Silva Reismarcosbastossilva@gmail.com<span>O presente trabalho apresenta um recorte de nossa pesquisa de dissertação que está sendo desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Inicialmente, fazemos uma breve revisão teórico-bibliográfica contemplando alguns trabalhos relacionados à utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Geometria Analítica Plana. A parte da pesquisa de campo aqui relatada e analisada refere-se à elaboração, implementação e avaliação de uma atividade exploratória sobre retas, em Laboratório de Informática, com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFOP matriculados na disciplina Geometria Analítica Plana. As considerações parciais apontam a possibilidade de visualização de conceitos e propriedades, a realização de experimentações, com ênfase na interpretação de construções geométrico-gráficas e o dinamismo do ambiente de aprendizagem como as principais contribuições da utilização de tecnologias para o ensino de Geometria Analítica Plana.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2010UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ENVOLVENDO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UFOP2019-07-26T19:08:39-03:00Marco Antônio de Souzamarcosbastossilva@gmail.comVerônica Lopes Pereira Oliveiramarcosbastossilva@gmail.comFrederico da Silva Reismarcosbastossilva@gmail.com<span>Este artigo busca fazer uma breve análise da produção científica relacionada ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação sob diversas perspectivas da sala de aula, no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. A partir de uma pesquisa teórico-bibliográfica sobre a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, foram selecionadas e analisadas 5 (cinco) dissertações defendidas no ano de 2010 e que apresentam possibilidades e metodologias de utilização de tecnologias no ensino de Introdução ao Cálculo, Cálculo I, Cálculo II, Geometria Espacial e ainda, na Educação a Distância. Concluímos ressaltando algumas contribuições da utilização de tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática, como uma tendência da Educação Matemática.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2011A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO CARÁTER MOTIVADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL2019-07-26T19:08:39-03:00Estefânia da Silva Fernandesmarcosbastossilva@gmail.comAlan de Lima Ramosmarcosbastossilva@gmail.comPaula Reis de Mirandamarcosbastossilva@gmail.com<span>Nos últimos anos, a História da Matemática vem se incorporando a teoria e a prática do ensino da matemática, destacando-se pelo seu caráter motivador. Este trabalho faz parte de uma pesquisa realizada para saber se a História da Matemática é utilizada em sala de aula para melhor compreensão do conteúdo matemático. Esta pesquisa foi desenvolvida com professores e alunos do 6º ao 9º Ano de uma Escola Estadual da Zona da Mata Mineira, através de questionários e revisão literária dos livros didáticos. Através dos questionários aplicados aos dois professores observou-se que a História da Matemática não é desenvolvida dentro da sala de aula, devido ao longo currículo que tem que ser ministrado anualmente, além de não terem cursado nenhuma disciplina relacionada a essa tendência em sua graduação. Com relação aos livros didáticos pouco se tem sobre História da Matemática. Atualmente percebemos as inquietações para que sejam inseridas novas maneiras de ensinar, sendo as mesmas implementadas aos poucos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Com isso percebesse a necessidade de maior apoio e condições para que essas novas tendências sejam inseridas nas escolas de maneira satisfatória.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2012OS DIFERENTES TIPOS DE DEMONSTRAÇÕES: UMA REFLEXÃO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA2019-07-26T19:08:39-03:00Marcos Coutinho Motamarcosbastossilva@gmail.comMarcos Pavani de Carvalhomarcosbastossilva@gmail.com<span>O presente trabalho é parte dos estudos realizados em um projeto de Iniciação Científica financiado pela FAPEMIG. Ele traz uma reflexão e exposição sobre os principais métodos de demonstração. Por meio de uma revisão bibliográfica e seguindo uma sequência lógica, demonstraremos algumas proposições básicas em Matemática, objetivando informar e, sobretudo deixar bem claro as principais diferenças entre os tipos de demonstrações. Tendo em vista que durante o Ensino Fundamental e Médio a Matemática é apresentada aos alunos de uma maneira simbólica e cheia de fórmulas mágicas, sem que essas sejam explicadas ou justificadas. Os alunos não têm a necessidade de uma maior reflexão sobre o que se está fazendo, tornando uma das principais causas dos problemas que eles encontram, nos cursos superiores, com as demonstrações. Espera-se com este trabalho, promover uma facilitação nas demonstrações dos alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2013"UFOP COM A ESCOLA" E PETMAT: PROMOVENDO INTERAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA2019-07-26T19:08:39-03:00Mayara Maia Bruno Nepomucenomarcosbastossilva@gmail.comAna Cristina Ferreiramarcosbastossilva@gmail.com<span>Este trabalho consiste em um relato de experiência acerca dos encontros desenvolvidos através de uma parceria formada pelo PETMAT e o programa especial "UFOP com a escola", com professoras dos anos iniciais realizados nas cidades de Ouro Preto, Acaiaca, Mariana e Itabirito. Nesse âmbito, foram propostos quatro encontros de três horas para cada uma das cidades, abordando um tema diferente para cada encontro. O trabalho foi fundamentado nas orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela Proposta Curricular de Minas Gerais, e, como referencial teórico, em estudos voltados para o desenvolvimento profissional de professores que lecionam Matemática.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2014CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: ANALISANDO AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA2019-07-26T19:08:39-03:00Diánis Ferreira Iriasmarcosbastossilva@gmail.comJosislei Passos Vieiramarcosbastossilva@gmail.comPaula Reis de Mirandamarcosbastossilva@gmail.comRafael Cazal Silvamarcosbastossilva@gmail.com<span>Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba, durante o primeiro semestre de 2011, onde propor-se investigar as dificuldades dos alunos na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (Cálculo I) bem como analisar e classificar os principais erros (Cury, 2007) encontrados nas avaliações da disciplina. Por meio das análises dos dados coletados dos questionários aplicados aos alunos e das entrevistas com os professores, foi possível identificar os principais fatores contribuintes para o baixo rendimento dos alunos na referida disciplina, entre eles a falta de tempo para se dedicar à disciplina fora da sala de aula, salas de aula com número excessivo de alunos e os critérios de avaliação de utilizados pelo professor, traçando assim uma auto-avaliação sobre o desempenho dos sujeitos no processo ensino-aprendizagem. Já a análise de erros apontou que muitos alunos, mesmo no curso superior, ainda apresentam dificuldades em conteúdos do ensino fundamental e médio, tais como manipulações algébricas e construção de gráficos.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2015RESOLUÇÕES DE EQUAÇÃO DO 2º GRAU: MÉTODO DO PASSADO COM TECNOLOGIA DO PRESENTE2019-07-26T19:08:39-03:00Caio César Pereira de Paulamarcosbastossilva@gmail.comJuracélio Ferreira Lopesmarcosbastossilva@gmail.comDividson Paulo Azevedo Oliveiramarcosbastossilva@gmail.com<span>Neste trabalho estudaremos os métodos de resolução de equações quadráticas de Al-Khowarizmi que apresentava uma resolução retórica com justificava geométrica. As equações foram classificadas em seis tipos e nos restringimos a dois desses tipos, x²+bx=c e x²+c=bx. O objetivo desse trabalho é construir as justificativas geométricas por meio de recursos dinâmicos do software GeoGebra de modo que seja possível resolver várias equações de um mesmo tipo com uma única construção. Além disso, percebemos que este trabalho pode ser utilizado como recurso metodológico de ensino.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2016A MATEMÁTICA NO COTIDIANO DE UM DISCENTE RECLUSO EM UMA UNIDADE PRISIONAL DA ZONA DA MATA2019-07-26T19:08:39-03:00Raimundo de Jesus Costa Lopesmarcosbastossilva@gmail.comPaula Reis de Mirandamarcosbastossilva@gmail.comMarcos Coutinho Motamarcosbastossilva@gmail.comFabiana Lourenço da Trindademarcosbastossilva@gmail.comDuílio Pereira da Silvamarcosbastossilva@gmail.com<span>O aprendizado da Matemática no Brasil apresenta uma série de dificuldades para os alunos do sistema regular de ensino, sendo os do Ensino Fundamental ou do Médio. Essas mesmas dificuldades agravam-se entre os alunos reclusos e parte desses alunos estão ou estiveram envolvidos com substancias alucinogênicas apresentando alto grau de dificuldade para desenvolver o seu raciocínio. Este trabalho teve como objetivo investigar as relações existentes entre a Matemática e os discentes do Sistema Prisional da cidade de Juiz de Fora por meio da aplicação de questionários a 70 internos do Sistema EJA da Penitenciária Professor Ariosvaldo de Campos Pires. Como resultado obteve-se que 63% eram capazes de resolver os exercícios e se interessarem pela Matemática, porquanto a disciplina acaba por auxiliar-lhes nos cálculos sobre o cumprimento da pena, dentre outras situações. Observou-se que 17% dos alunos vão à sala de aula somente em busca dos benefícios.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2017INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS2019-07-26T19:08:39-03:00Daiana Katiúscia Santos Corradimarcosbastossilva@gmail.com<span>Tomando por base a importância das atividades investigativas para o ensino e aprendizagem, este artigo apresenta algumas definições, aspectos e considerações acerca dessa estratégia didática metodológica. O artigo, um recorte da pesquisa de mestrado em fase de desenvolvimento, evidencia as diferenças entre a atividade investigativa e outras atividades matemáticas bem como possíveis obstáculos na execução desse tipo de tarefa. O objetivo da pesquisa é a elaboração de uma sequência de atividades que culmina com uma investigação matemática no estudo das funções seno e cosseno. A sequência inclui atividades envolvendo questões abertas, exploratórias, e uma investigação com o intuito que os estudantes, além de atribuírem significados às propriedades de amplitude, período, imagem das funções, também desenvolvam habilidades investigativas. Dessa forma, o presente artigo trata de questões relativas à investigação matemática como sua relevância, as investigações entre outras atividades matemáticas, o papel do professor, o desenvolvimento e realização das tarefas investigativas e possíveis obstáculos ao desenvolvimento da atividade.</span>Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2018A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SÍMBOLO DE IGUALDADE "="2019-07-26T19:08:39-03:00Felipe Grégore Rodrigues Jardimmarcosbastossilva@gmail.comJhean Marcel Soares Costamarcosbastossilva@gmail.comSilviane Ribeiro Caribémarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2019A VISÃO DOS LICENCIANDO EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DE SOFTWARES2019-07-26T19:08:39-03:00Sávio Lima Reismarcosbastossilva@gmail.comPaula Reis de Mirandamarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2020CAPACITAÇÃO EM TÓPICOS DE MATEMÁTICA PARA OS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO2019-07-26T19:08:39-03:00Débora Alves Ribeiromarcosbastossilva@gmail.comAdy Cambraia Juniormarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2021PIBID: POSSIBILIDADES DE TRABALHO NUMA ESCOLA TÉCNICA DA ZONA DA MATA MINEIRA COM ENSINO EM TEMPO INTEGRAL2019-07-26T19:08:39-03:00Romaro Antonio Silvamarcosbastossilva@gmail.comVerônica Araújo de Oliveiramarcosbastossilva@gmail.comRoberto Alves Dutramarcosbastossilva@gmail.comMarcos Pavani de Carvalhomarcosbastossilva@gmail.comVanessa Alves de Freitasmarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2022AULA DE DOBRADURAS EM UMA TURMA DA REDE PÚBLICA DA ZONA DA MATA MINEIRA2019-07-26T19:08:39-03:00Natália Bonfá Arantesmarcosbastossilva@gmail.comArthur Bonfá Arantesmarcosbastossilva@gmail.comMarcos Pavani de Carvalhomarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2023O USO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE VIÇOSA-MG2019-07-26T19:08:39-03:00Vinicius Roberto Gomes Dominguesmarcosbastossilva@gmail.comLaís Mayara Azevedo Barrosomarcosbastossilva@gmail.comPriscila Roque de Almeidamarcosbastossilva@gmail.comRicardo Barbosa Lima Mendes Oscarmarcosbastossilva@gmail.comLucy Tiemi Takahashimarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2024IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PIBID EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA ZONA DA MATA MINEIRA2019-07-26T19:08:39-03:00Corina de Fátima Moreira Vieiramarcosbastossilva@gmail.comLuiza de Abreu Menezesmarcosbastossilva@gmail.comNatália Bonfá Arantesmarcosbastossilva@gmail.comArlete Aparecida Marchioni Justemarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2025O INTERESSE DOS ALUNOS PELOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFSEMG – CAMPUS RIO POMBA2019-07-26T19:08:39-03:00Lídia M. L. Ferreiramarcosbastossilva@gmail.comNatália Bonfá Arantesmarcosbastossilva@gmail.comPaula R. de Mirandamarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2026O PROJETO CONSTRUÇÕES E RECREAÇÕES GEOMÉTRICAS – DMA/UFV2019-07-26T19:08:39-03:00Thamyres Ribeiro Medeirosmarcosbastossilva@gmail.comMarli Regina dos Santosmarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2027AVALIÇÃO DO USO DE RECURSOS MIDIÁTICOS E LÚDICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA2019-07-26T19:08:39-03:00Gilberto de O. Santanamarcosbastossilva@gmail.comLeandro Roberto de Macedomarcosbastossilva@gmail.comValteir Rodrigues Cristinomarcosbastossilva@gmail.comTobias Fernando Pintomarcosbastossilva@gmail.comMislene Aparecida Lopesmarcosbastossilva@gmail.comLucy Tiemi Takahashimarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2028MATEMÁTICA E HISTÓRIA - UMA PARCERIA DE OURO2019-07-26T19:08:39-03:00Lídia Vidal Bragançamarcosbastossilva@gmail.comGilberto de O. Santanamarcosbastossilva@gmail.comBulmer Mejía Garcíamarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2029MINI-CURSO DE CRIPTOGRAFIA; UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DOS NÚMEROS2019-07-26T19:08:39-03:00Priscila Roque de Almeidamarcosbastossilva@gmail.comLaís Mayara Azevedo Barrosomarcosbastossilva@gmail.comLeandro Roberto Macedomarcosbastossilva@gmail.comRicardo Barbosa Lima Mendes Oscarmarcosbastossilva@gmail.comVinicius Roberto Gomes Dominguesmarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2030AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES PARA UTILIZAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA2019-07-26T19:08:39-03:00Adriana Maria Toninimarcosbastossilva@gmail.comJorge Luís Costamarcosbastossilva@gmail.comBruna Stephanie Costa Camposmarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2031MATEMÁTICA EM AÇÃO: EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E MELHORIA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS2019-07-26T19:08:39-03:00Geise Kely Carvalhomarcosbastossilva@gmail.comMargareth Alvesmarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2032A PRESENÇA DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA (MMM) NA PRODUÇÃO DE AUTORES MINEIROS2019-07-26T19:08:39-03:00Pedro Henrique da Silvamarcosbastossilva@gmail.comMarger da Conceição Ventura Vianamarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2033UTILIZANDO O ORIGAMI NO ENSINO DA GEOMETRIA2019-07-26T19:08:39-03:00Francisco Ramalho da Silvamarcosbastossilva@gmail.comIsmael Ferreira Benevenutomarcosbastossilva@gmail.comJosislei de Passos Vieiramarcosbastossilva@gmail.comMychelly Cristina de Assis Macedomarcosbastossilva@gmail.comPaula Reis Sá de Mirandamarcosbastossilva@gmail.comWanderlei Gonçalves Vilelamarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2034NÚMEROS BINOMIAIS E TRIÂNGULO DE PASCAL: INVESTIGANDO SUAS PROPRIEDADES MÚLTIPLAS2019-07-26T19:08:39-03:00Josislei Passos Vieiramarcosbastossilva@gmail.comLuciana F. Baptista Oliveiramarcosbastossilva@gmail.comPaula Reis de Mirandamarcosbastossilva@gmail.comRafael Cazal Silvamarcosbastossilva@gmail.comThaís Aparecida Pachecomarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2035MATEMÁTICA E O CONSUMO DE ÁGUA: INTERDISCIPLINANDO CONTEÚDOS2019-07-26T19:08:39-03:00Luciana F. B. Oliveiramarcosbastossilva@gmail.comPaula R. Mirandamarcosbastossilva@gmail.comThaís A. Pachecomarcosbastossilva@gmail.comThamiriz M. Teixeiramarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2036Recursos Didáticos Matemáticos e Estratégias de Intervenção Pedagógica na Educação Infantil2019-07-26T19:08:40-03:00Jaquelina da S. Vazmarcosbastossilva@gmail.comJosiane Aparecida M. Rafaelmarcosbastossilva@gmail.comMarcos P. de Carvalhomarcosbastossilva@gmail.comCopyright (c)