A UTILIZAÇÃO DE FILMES EM SALA DE AULA: UM BREVE ESTUDO NO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS DA UFOP

  • Roseana Moreira de Figueiredo Coelho
  • Marger da Conceição Ventura Viana

Resumo

Este trabalho é fruto de uma monografia realizada no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A pergunta geradora da pesquisa foi: Como os filmes, enquanto meios de ensino, têm sido utilizados em Cursos Superiores? O recorte foi feito para o Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da (UFOP). Há relevância neste tipo de estudo, pois dissertações e teses sobre o tema têm sido concluídas. Para responder à pergunta foi realizada a revisão bibliográfica necessária ao embasamento teórico do estudo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. A população alvo foram os professores do ICEB. Os dados obtidos foram organizados e analisados de modo qualitativo e quantitativo. O artigo contém breve história do cinema, discussão sobre sua importância na educação, o uso de filmes em sala de aula, a pesquisa de campo, os resultados e considerações. Além de ser de interesse de educadores, pode servir a leitores interessados numa visão crítica acerca dessa arte visual, fazendo dela fonte de conhecimento. Quiçá instigá-lo a utilizá-la apontando sugestões de emprego e oferecendo brechas para seu aperfeiçoamento.