UMA PROPOSTA HISTÓRICO-TEMÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: TEOREMA DE TALES E TEOREMA DE PITÁGORAS

  • Márcia Nunes Santos
  • Marger da Conceição Ventura Viana

Resumo

O objetivo desta pesquisa é desenvolver atividades histórico-temáticas envolvendo a História da Matemática relativa ao Teorema de Tales e Teorema de Pitágoras, contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos. Será elaborado um sistema de atividades a serem desenvolvidas por duas turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada no distrito de Santo Antônio do Leite, Ouro Preto, Minas Gerais. A coleta de dados será feita por meio de um pré-teste, pós-teste, questionários, registros das atividades e caderno de campo da pesquisadora. A análise dos dados será feita de forma qualitativa e quantitativa. Procurar-se-á verificar se houve e quais foram as contribuições que a proposta de ensino promoveu para a aprendizagem dos conteúdos pretendidos.