A MATEMÁTICA NO COTIDIANO DE UM DISCENTE RECLUSO EM UMA UNIDADE PRISIONAL DA ZONA DA MATA

  • Raimundo de Jesus Costa Lopes
  • Paula Reis de Miranda
  • Marcos Coutinho Mota
  • Fabiana Lourenço da Trindade
  • Duílio Pereira da Silva

Resumo

O aprendizado da Matemática no Brasil apresenta uma série de dificuldades para os alunos do sistema regular de ensino, sendo os do Ensino Fundamental ou do Médio. Essas mesmas dificuldades agravam-se entre os alunos reclusos e parte desses alunos estão ou estiveram envolvidos com substancias alucinogênicas apresentando alto grau de dificuldade para desenvolver o seu raciocínio. Este trabalho teve como objetivo investigar as relações existentes entre a Matemática e os discentes do Sistema Prisional da cidade de Juiz de Fora por meio da aplicação de questionários a 70 internos do Sistema EJA da Penitenciária Professor Ariosvaldo de Campos Pires. Como resultado obteve-se que 63% eram capazes de resolver os exercícios e se interessarem pela Matemática, porquanto a disciplina acaba por auxiliar-lhes nos cálculos sobre o cumprimento da pena, dentre outras situações. Observou-se que 17% dos alunos vão à sala de aula somente em busca dos benefícios.