EXPERIMENTAL DESIGNS: UM PACOTE R PARA ANÁLISE DE EXPERIMENTOS (pp.1-9)
Resumo
Os experimentos variam de uma pesquisa para outra; porém, todos eles são regidos por alguns princípios básicos, necessários para que as conclusões obtidas se tornem válidas. De acordo com os princípios necessários (repetição, casualização, controle local) têm-se os delineamentos experimentais. Uma situação de interesse é o estudo do efeito de um tratamento extra ou testemunha, conhecido como tratamento adicional - cuja análise pode ser trabalhosa. Para analisar experimentos, são amplamente utilizados softwares livres e gratuitos como o software R. Com a criação da biblioteca de funções ExpDes, que realiza a análise de variância, testes de comparação múltipla de médias e ajustes de modelos de regressão linear em uma só rodada, o tratamento estatístico dos dados experimentais se tornou mais rápido, prático e de fácil compreensão, principalmente para usuários não estatísticos.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).