DISTRIBUIÇÃO GENERALIZADA DE VALORES EXTREMOS NO ESTUDO DE DADOS CLIMÁTICOS UMA BREVE REVISÃO E APLICAÇÃO (pp.10-16)
Resumo
O aumento da freqüência de fenômenos climáticos extremos tem tornado a teoria de valores extremos cada vez mais relevante nos planejamentos governamentais e da população em geral. Diante desses fatos, objetivou-se neste trabalho apresentar uma breve revisão sobre a utilização da distribuição generalizada de valores extremos em dados ambientais e exemplificar sua aplicação com enfoque clássico e bayesiano no estudo de precipitação máxima, ajustando-a aos dados de Carbonita-MG. Os resultados mostraram que a distribuição GEV é de suma importância para a modelagem de dados climáticos extremos e modela de forma adequada os dados de precipitações máximas para a região em estudo.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).