PENALIZAÇÃO POR NÃO-CONECTIVIDADE PONDERADA DE GRAFOS (pp.25-30)
Resumo
O problema de detecção e inferência de clusters vem sendo recentemente tratado em muitos trabalhos através de técnicas de otimização. Recentes medidas de penalização são associadas à Estatístitica Scan Espacial para a detecção de clusters irregulares. Uma destas medidas é a de Não Conectividade, que se mostra bastante eficaz no auxílio para a detecção. Entretanto tal medida apresenta dificuldades para interpretar as diferenças existentes quanto a importância de cada conexão dentro de um possível cluster. Será proposta uma estratégia de ponderação para os termos associados à medida de Não conectividade visando aumentar a eficiência da medida anterior para detecção de clusters irregulares.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).