CORRELAÇÃO CRUZADA E MODELO DE REGRESSÃO NÃO LINEAR LOGÍSTICO NA DETERMINAÇÃO DAS RELAÇÕES HIDROLÓGICAS DO PANTANAL (pp.109-112)
Resumo
O regime de inundações e secas no Pantanal determina a distribuição e a abundância da fauna, da vegetação e dos processos ecológicos. A pecuária e a pesca, que são as principais atividades econômicas nesta planície de inundação, são extremamente influenciadas e dependentes desse regime. Os dados utilizados correspondem a valores quinzenais do nível do rio Paraguai em Ladário e da área inundada no Pantanal para o período de 2000 a 2009. Este estudo teve por objetivo definir, a partir da correlação cruzada, a defasagem entre as séries temporais das variáveis mencionadas anteriormente e ajustar o modelo não linear logístico a fim de estabelecer a relação entre estas.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).