Algoritmo para obtenção das probabilidades do teste de comparações múltiplas de Dunnett (PP. 231-235)
Resumo
O teste de Dunnett é um teste de comparações múltiplas com um tratamento testemunha que controla simultaneamente a taxa de erro tipo I por experimento. A limitação para o seu uso é a dificuldade de obter as probabilidades da distribuição e os valores dos quantis da estatística do teste, pois as correlações possíveis entre os tratamentos têm larga amplitude. Neste trabalho são propostas funções R para obtenção das probabilidades do teste bilateral de Dunnett balanceado, usando quadraturas gaussianas para a resolução das integrais. Quando se comparam os resultados destas funções com aqueles obtidos pelas rotinas dos pacotes mvtnorm e mvtnormpcs do software R e com os apresentados na literatura observam-se resultados precisos.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).