Comparação de modelos não-lineares no estudo das curvas de crescimento do caranguejo de água doce (pp. 245-248)
Resumo
O estudo de curvas de crescimento utilizando modelos não-lineares é cada vez mais comum na literatura, pois estes modelos além de fornecer um bom ajuste, apresentam uma grande capacidade de resumir as informações contidas nos dados em apenas alguns parâmetros com interpretações práticas. Os modelos não-lineares mais utilizados na descrição de curvas de crescimento são: Brody, Gompertz, Logístico e von Bertalanffy. O objetivo deste trabalho foi comparar estes quatro modelos no ajuste do crescimento da Largura Cefalotorácica (LC) do caranguejo de água doce (Dilocarcinus Pagei Stimpson). Na comparação dos modelos foram utilizados dois avaliadores de qualidade de ajuste: o coeficiente de determinação ajustado R²_a e o Critério de Informação de Akaike (AIC). O modelo que melhor descreveu as curvas de crescimento do caranguejo de água doce (Dilocarcinus Pagei Stimpson) e apresentou os melhores resultados perante os avaliadores de qualidade de ajuste foi o modelo BrodyAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).