Cálculo de probabilidades alélicas e genotípicas individuais em dados de CNVs (Copy Number Variations) (pp. 258-262)
Resumo
Usualmente, os métodos disponíveis para a tipagem de CNVs são capazes de descrever apenas o número total de cópias por genoma diplóide, deixando subjacente a distribuição desconhecida das frequências alélicas e genotípicas. Para inferir estas frequências individuais através de dados do número de cópias de determinado gene, desenvolvemos um programa baseado no algoritmo CoNVEM, supondo que os dados estão em Equilíbrio de Hardy-Weinberg. A implementação do algoritmo foi feita na plataforma estatística R. O programa foi utilizado na obtenção das frequências do gene CCL3L1, um dos genes com maior variação observada entre as diferentes populações mundiais, e atualmente foco de intensa pesquisa devido à sua correlação positiva com o RNAm.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).