ANÁLISE DISCRIMINANTE E REGRESSÃO LOGÍSTICA – RECONHECIMENTO DE PADRÕES PARA A SELEÇÃO DE PORTFÓLIOS NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO
Resumo
Nesse artigo propõe-se a aplicação das técnicas multivariadas de análise discriminante e regressão logística para o reconhecimento de padrões no mercado acionário brasileiro. Com base no método de múltiplos, foram selecionados 22 indicadores econômico-financeiros levantados para todas as empresas não-financeiras do período de 1999 a 2009. As regras de classificação construídas foram capazes de discriminar corretamente os grupos de ações com maior ou menor rentabilidade que o mercado com uma eficiência acima de 80%. Além disso, foram identificadas as variáveis preço de mercado, preço por valor contábil e taxa de dividendos como os atributos que melhor discriminam os grupos. Um estudo de carteira demostrou a aplicabilidade dos modelos, inclusive contornando o problema de diversificação, com retornos ajustados ao risco significativos especialmente na medida do alfa de Jensen. Os resultados apontam para ineficiências no mercado acionário brasileiro, com preferência pelo investimento em ações de valor em detrimento ao investimento em ações de crscimento. (pp. 7-29)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).