FUNÇÕES L HOMOGÊNEA E NÃO HOMOGÊNEA EM TESTES DE HIPÓTESE DE COMPLETA ALEATORIEDADE ESPACIAL
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é investigar o poder de testes contra a hipótese de completa aleatoriedade espacial em configurações pontuais simuladas que apresentam não homogeneidade e dependência. Os testes utilizam as funções L homogênea e não homogênea na estatística de Kolmogorov-Smirnov. Os resultados mostram que a função L homogênea não deveria ser usada em configurações suspeitas de serem não homogêneas e que a função L não homogênea não deveria ser usada em configurações homogêneas. Os métodos apresentados neste trabalho são aplicados em uma configuração pontual não homogênea real e os resultados obtidos corroboram com os resultados dos dados simulados.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).