MODELAÇÃO ESTATÍSTICA DE VALORES EXTREMOS: PROBABILIDADES DE EXCEDÊNCIA, QUANTIS EXTREMAIS, LIMITE SUPERIOR DO SUPORTE E NÍVEIS DE RETORNO NO LANÇAMENTO DO DISCO DO ATLETISMO
Resumo
A teoria de valores extremos é um ramo da Estatística especializada em lidar com eventos extremos e raros cuja probabilidade de ocorrência é muito reduzida, mas quando ocorrem têm um impacto muito significativo na sociedade. Neste estudo, usamos o método dos máximos de blocos anuais, a distribuição generalizada de valores extremos, a estimação por máxima verosimilhança e a otimização pelo algoritmo de Nelder-Mead para estimar parâmetros de extremais relativos ao lançamento do disco do atletismo de homens e mulheres, no período de 1960-2016. Os principais resultados apontam para a existência de um parâmetro de forma negativo, representativo da cauda superior leve e finita. Neste caso, o limite superior do suporte é de 74.32m para homens e 77.37m para mulheres. A probabilidade de obter um novo máximo mundial é de 0.334% nos homens e 0.208% nas mulheres. Atendendo às condições atuais e à metodologia seguida neste estudo, com base no intervalo com 95% de confiança, o nível de retorno a 50 anos contém um novo recorde do mundo para homens e mulheres. A validação destes resultados necessita de ser feita, recorrendo quer ao aumento do tamanho da amostra quer a outras metodologias de valores extremos, ou ambas.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).