ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE LANÇAMENTO DE CULTIVARES (pp.16-21)
Resumo
O processo de decisão para lançamento de cultivares de espécies vegetais importantes é determinado por comissões nacionais ou regionais com base em experimentos em que são comparados os desempenhos das linhagens candidatas com os desempenhos de testemunhas constituídas por cultivares recomendadas. Particularmente, a Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia adota como critério de lançamento de cultivares a comparação dos rendimentos médios de grãos das linhagens testadas por três anos consecutivos em experimento em rede com a média dos rendimentos anuais das cultivares testemunhas anualmente mais produtivas. Linhagens que apresentam rendimentos médios iguais ou superiores a 5% dessa média podem ser lançadas comercialmente. Esse procedimento não leva em conta que os efeitos dos genótipos são confundidos com os efeitos do erro experimental, originado das características estranhas da amostra, ou seja, das características da semente, do ambiente, das técnicas de cultivo e do processo de mensuração. Discute-se esse processo de decisão, contrastando-o com procedimento estatístico apropriado que leva em consideração a presença do erro experimental.Palavras-chave: Melhoramento genético, Novas cultivares, Procedimento estatístico para lança-mento de cultivares.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).