AVALIAÇÃO MONTE CARLO DE MÉTRICAS PARA FALTA DE AJUSTE EM ANÁLISE DE ARQUÉTIPOS (pp.42-47)
Resumo
A Análise de Arquétipos é uma técnica multivariada que busca reduzir a dimensão de dados por meio de combinações lineares de arquétipos, que são selecionados pela minimização de alguma métrica que represente o erro cometido aose reconstruir os dados. Este trabalho tem como objetivo, utilizando simulação Monte Carlo, avaliar a qualidade de ajuste da análise de arquétipos com as diferentes métricas citadas na literatura (norma quadrática, norma de Frobenius e
normal espectral) propostas (determinante e soma de quadrados e produtos de resíduos). Os resultados mostram que as métricas estudadas apresentam o mesmo comportamento: à medida que a correlação aumenta a qualidade de ajuste melhora,
quando a perturbação causada nos erros aumenta, a qualidade do ajuste piora. Assim conclui-se que as métricas estudadas são equivalentes. Dessa forma, este trabalho indica o uso da mais simples, ou seja, a soma de quadrados de resíduos.Palavras-chave: Arquétipos, análise multivariada, simulação Monte Carlo, soma de quadrado de resíduos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).