DESENVOLVIMENTO DE UMA MEDIDA DE ASSOCIAÇÃO ENTRE ESPAÇO E TEMPO (pp.60-67)
Resumo
Existem varias técnicas estatísticas para testar a hipotese de que os tempos e posições de eventos pontuais em R3 são independentes. Isto, testar se casos que estão próximos no tempo tendem a estar próximos no espaço também.Estes testes sofrem de um problema típico dos testes de hipotese: se existirem muitos eventos, o teste ser significativo mesmo se a associação entre tempo e espaço seja fraca. Existem propostas de medidas de associação para tabelas de
contingência que procuram corrigir este problema. Neste trabalho, tentaremos adaptar estas idéias e introduzir uma nova medida de associação para dados contínuos. Esta medida pode ser usada em estudos de processos pontuais espaço-
temporais. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de metodologia estatística para medir o grau de associação entre as coordenadas espaciais e as coordenadas temporais de eventos pontuais.Palavras-chave: Medida de associação, espaço-tempo, tau de Goodman e Kruskal.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).