EXAME NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES DE ESTATÍSTICA - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PELA TRI (pp.323-337)
Resumo
Este estudo analisa o Exame Nacional de Desempenho do Estudantes (Enade) na área de Estatística em 2009, provas objetivas, pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). O Enade não aplica a TRI, mas a perspectiva dessa abordagem é defornece uma visão geral da utilização através dos modelos de teoria de resposta ao item unidimensional e multidimensional Com o objetivo de proporcionar diagnósticos e subsídios para a implementação ou manutenção de novos procedimentos
metodológicos educacionais na elaboração dos itens que compõem parte do processo do Enade. O conjunto de dados abordado é composto por 436 concluintes da graduação de Estatística. A prova é composta por 32 itens, dentre dos quais 8 são
de formação geral e 24 de formação especifica. Os estudos realizados mostraram que cada modelo proposto para aquilatar a capacidade dos alunos tem sua particularidade. Nos resultados, foram indicados modelos multidimensionais, com dois
traços latentes e, o modelo unidimensional, de três parâmetros. Através dessas análises, objetiva-se mostrar a importância dos modelos da TRI em avaliação, capaz de considerar que uma prova seja composta por múltiplas ou uma habilidade
dominante e, consequentemente, respondida por elas.Palavras-chaves: Enade, Habilidades, Teoria de resposta ao item uni e multidimensional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).