EXAME NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES DE ESTATÍSTICA - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PELA TRI (pp.323-337)

  • Edy Célia Coelho
  • Paulo Justiniano Ribeiro Junior
  • Wagner Hugo Bonat

Resumo

Este estudo analisa o Exame Nacional de Desempenho do Estudantes (Enade) na área de Estatística em 2009, provas objetivas, pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). O Enade não aplica a TRI, mas a perspectiva dessa abordagem é de 
fornece uma visão geral da utilização  através dos modelos de teoria de resposta ao item unidimensional e multidimensional Com o objetivo de proporcionar diagnósticos e subsídios para a implementação ou manutenção de novos procedimentos 
metodológicos educacionais na elaboração dos itens que compõem parte do processo do Enade. O conjunto de dados abordado é composto por 436 concluintes da graduação de Estatística. A prova é composta por 32 itens, dentre dos quais 8 são 
de formação geral e 24 de formação especifica. Os estudos realizados mostraram que cada modelo proposto para aquilatar a capacidade dos alunos tem sua particularidade. Nos resultados, foram indicados modelos multidimensionais, com dois 
traços latentes e, o modelo unidimensional, de três parâmetros. Através dessas análises, objetiva-se mostrar a importância dos modelos da TRI em avaliação, capaz de considerar que uma prova seja composta por múltiplas ou uma habilidade 
dominante e, consequentemente, respondida por elas.Palavras-chaves: Enade, Habilidades, Teoria de resposta ao item uni e multidimensional.