Modelagem Estatística para a Previsão de Jogos de Futebol: Uma aplicação no Campeonato Brasileiro de Futebol 2014
Resumo
Atualmente, o futebol é um dos esportes coletivos que mais atrai público, gerando grande interesse comercial e movimentando enormes cifras ao redor do mundo. No Brasil, um dos maiores eventos do esporte é o campeonato Brasileiro de Futebol. Neste artigo, modela-se o número de gols marcados pelos times em uma determinada partida por meio do modelo Poisson e aplica-se o método soma e diferença (SD 0) proposto por Arruda (2000) para estimar os seus parâmetros. Por meio de uma estrutura de simulação pode-se prever toda a segunda fase do Campeonato Brasileiro de Futebol 2014 Série A e obteve-se, para cada time participante, as probabilidades de interesse tais como ser campeão, classificar para a Taça Libertadores 2015 e até a de ser rebaixado para a Série B. Para avaliar a qualidade preditiva do modelo, utilizou-se a medida de DeFinetti.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).