Deficiências no Uso dos Algoritmos Convencionais para Operações Fundamentais na Educação Básica: um Estudo Piloto

  • Weslei Lima de Figueiredo Departamento de Matematica, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ivair Ramos Silva Departamento de Estatística, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, Brazil.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um levantamento descritivo piloto devotado a explorar o grau de entendimento, demonstrado pelos professores do ensino básico, sobre os algoritmos classicamente usados no Brasil para execução das operações fundamentais da aritmética. Professores do ensino fundamental da região de Vespasiano e São José da Lapa representam a população alvo deste estudo. Através da análise de dados obtidos pela aplicação de questionário a uma amostra de professores, evidenciou-se que os algoritmos de soma e subtração tendem a ser entendidos de forma inconsistente quando o entrevistado possui compreensão limitada sobre a formação dos números. A correta aplicação dos algoritmos de multiplicação e divisão, por sua vez, tende a ocorrer quando da consistente compreensão sobre construção e interpretação dos números racionais.
Publicado
2015-12-28