Deficiências no Uso dos Algoritmos Convencionais para Operações Fundamentais na Educação Básica: um Estudo Piloto
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de um levantamento descritivo piloto devotado a explorar o grau de entendimento, demonstrado pelos professores do ensino básico, sobre os algoritmos classicamente usados no Brasil para execução das operações fundamentais da aritmética. Professores do ensino fundamental da região de Vespasiano e São José da Lapa representam a população alvo deste estudo. Através da análise de dados obtidos pela aplicação de questionário a uma amostra de professores, evidenciou-se que os algoritmos de soma e subtração tendem a ser entendidos de forma inconsistente quando o entrevistado possui compreensão limitada sobre a formação dos números. A correta aplicação dos algoritmos de multiplicação e divisão, por sua vez, tende a ocorrer quando da consistente compreensão sobre construção e interpretação dos números racionais.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).