Estimativas do rating e vantagem das brancas em torneios de xadrez
Resumo
O objetivo deste trabalho é verificar se o lance inicial ("jogar de brancas") leva a vantagem significativas em partidas de xadrez que ocorrem em torneios de alto nível, e tentar estimar partidas futuras utilizando-se dessa nova informação. A entidade reguladora do xadrez adota o "sistema Elo de ratings" para avaliar o desempenho e prever resultados. Muitas sugestões de modificações têm sido feitas a este sistema. Em especial, têm ganhado destaque modelos com inclusão de parâmetros para modelar a vantagem do lance inicial. Utilizamos aqui a estimação de verossimilhança para o modelo de Bradley e Terry (1952) modificado para contemplar a ocorrência de empates e incluindo um parâmetro para a vantagem das brancas. Foram analisados seis torneios recentes da elite do xadrez mundial. Cinco utilizados para inferência dos parâmetros dos modelos propostos e um para validar as estimativas obtidas por meio de predições. Quatro destes torneios permitiam estimar a vantagem das brancas e em um isto não era possível. As estimativas obtidas foram utilizadas em uma estimativa combinada de todos os torneios e comparada a um modelo de Supertorneio (com todos os jogos dos demais torneios). Os resultados iniciais encontrados apontam para a irrelevância do parâmetro de vantagem das brancas, em acordo com resultados dos mesmos autores em torneios de partidas rápidas e ao contrário dos resultados recentes em grandes massas de dados para partidas "pensadas".Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).